CONSTRUINDO METODOLOGIAS NA ARTE DE EDUCAR EM SAÚDE COM EDUCADORES: DIÁLOGO E PRÁXIS

Autores

  • Diana Nunes Pavão Menezes dianapavao@hotmail.com
    UFMT
  • Sérgio Aparecido Garcia Padilha karpamed@hotmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Neudson Johnson Martinho neudsonjm@hotmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

Escola, Educação em saúde, Saúde Escolar, Promoção da saúde

Resumo

Trata-se de um estudo quantitativo, recorte do projeto de extensão sobre educação em saúde nas escolas, o qual foi realizado com professores do ensino fundamental de uma escola pública de Cuiabá-MT. Objetivou-se conhecer as percepções dos educadores quanto à arte de educar em saúde na escola e construir novas metodologias possibilitadoras desse processo educativo. Através da realização de oficinas subsidiadas em metodologias ativas, o projeto alcançou os objetivos. Consideramos, a partir de então, que a educação em saúde é uma ação possível e necessária ser desenvolvida nas escolas, importante por promover a construção social da saúde, tendo em vista que através dos estudantes, esta se exterioriza aos lares e à comunidade. Necessita apenas que os professores tenham um suporte logístico e pedagógico para o desenvolvimento da mesma.

Biografia do Autor

Diana Nunes Pavão Menezes, UFMT

Vice-líder do Grupo de Pesquisas Multiprofissionais em Educação e Tecnologias em Saúde- PEMEDUTS

Sérgio Aparecido Garcia Padilha, Universidade Federal de Mato Grosso

(Graduando em Medicina da Universidade
Federal do Mato Grosso/ Faculdade de
Medicina-UFMT/FM

Neudson Johnson Martinho, Universidade Federal de Mato Grosso

UFMT, Faculdade de Medicina, Doutor em
Educação e Docente Adjunto da Faculdade
de Medicina (FM) /Universidade Federal de
Mato Grosso - FM/UFMT

Downloads

Publicado

2018-04-13

Como Citar

MENEZES, D. N. P.; APARECIDO GARCIA PADILHA, S.; MARTINHO, N. J. CONSTRUINDO METODOLOGIAS NA ARTE DE EDUCAR EM SAÚDE COM EDUCADORES: DIÁLOGO E PRÁXIS. Revista Corixo de Extensão Universitária, Cuiabá, MT, n. 5, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corixo/article/view/6478. Acesso em: 18 abr. 2024.