INTERVENÇÃO MEDIADA POR PARES COMO ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA

Autores

  • Gessika Brasileira Macedo de Carvalho elgmcarvalho@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Isabela Geremia isageremia4@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Vinicios Santos Osowski vsosowski@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Luiz Alexandre Barbosa de Freitas luizalexandrefreitas@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Julia Zanetti Rocca redxgv@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

Quilombo, Escola Pública, Educação Ambiental, Escolas sustentáveis

Resumo

O Grupo Pesquisador em Educação Ambiental Comunicação e Arte da Universidade Federal de Mato Grosso realizou, no Quilombo de Mata Cavalo, em parceria com a comunidade quilombola e a Escola Estadual Quilombola “Tereza Conceição de Arruda' (E.E.T.C.A.) o projeto de extensão: Escolas Sustentáveis no Quilombo de Mata Cavalo. Mata Cavalo está localizado na zona rural do Município de Nossa Senhora do Livramento, distante aproximadamente 55 km de Cuiabá. Participaram deste projeto professoras, estudantes de pós-graduação e graduação ligados ao GPEA/UFMT, Professores, estudantes do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e da educação de jovens e adultos (EJA) da E.E.T.C.A. e moradores do quilombo. O projeto teve como objetivo realizar processo formativo em Educação Ambiental com a comunidade escolar e seu entorno, com ênfase na construção de espaços educadores sustentáveis. O projeto foi desenvolvido durante 4 meses e culminou com a construção da Casa da Cultura, Projeto Ambiental Escolar Comunitário escolhido pelas comunidades escolar e do entorno.

Biografia do Autor

  • Gessika Brasileira Macedo de Carvalho, Universidade Federal de Mato Grosso
    Mestranda no programa de pós-graduação de
    Psicologia pela Universidade Federal de Mato
    Grosso, Campus Universitário de Cuiabá,
    Instituto de Educação, Departamento de
    Psicologia.

  • Isabela Geremia, Universidade Federal de Mato Grosso
    Graduanda em psicologia pela Universidade
    Federal de Mato Grosso, Campus
    Universitário de Rondonópolis, Instituto de
    Ciências Humanas e Sociais, Departamento
    de Psicologia.

  • Vinicios Santos Osowski, Universidade Federal de Mato Grosso
    Graduando em psicologia pela Universidade
    Federal de Mato Grosso, Campus
    Universitário de Rondonópolis, Instituto de
    Ciências Humanas e Sociais, Departamento
    de Psicologia.

  • Luiz Alexandre Barbosa de Freitas, Universidade Federal de Mato Grosso
    Professor da Federal de Mato Grosso,
    Campus Universitário de Cuiabá, Instituto de
    Educação, Departamento de Psicologia.

  • Julia Zanetti Rocca, Universidade Federal de Mato Grosso
    Professora da Universidade Federal de Mato
    Grosso, Campus Universitário de
    Rondonópolis, Instituto de Ciências Humanas
    e Sociais, Departamento de Psicologia

Downloads

Publicado

2018-04-13

Como Citar

INTERVENÇÃO MEDIADA POR PARES COMO ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA. Revista Corixo de Extensão Universitária, Cuiabá, MT, n. 5, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corixo/article/view/6473. Acesso em: 10 abr. 2025.