POR TERRA, TRABALHO, JUSTIÇA E DIGNIDADE: SERVIÇO SOCIAL E A QUESTÃO AGRÁRIA

Autores

  • Solange Pereira Silva solangemagister@gmail.com
  • Viviani Sousa Barros viviani_21_11@hotmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Caroline Fernanda Rangel carolrangeel@outlook.com
    Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

Questão Agrária, Serviço Social, Extensão

Resumo

O presente trabalho dedica-se a refletir criticamente sobre as experiências adquiridas durante a execução do Projeto de Extensão: Serviço Social e a Questão Agrária em Mato Grosso. O referido Projeto foi realizado no âmbito do curso de Serviço Social da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), vinculado à disciplina Serviço Social e a Questão Agrária em Mato Grosso. A realização deste projeto justifica-se pela observação de que há poucas discussões, e pouca produção acadêmica sobre a questão agrária no curso de Serviço Social da UFMT. As atividades do referido Projeto foram realizadas durante os meses de março a dezembro do ano de 2016 e tiveram o objetivo de proporcionar à comunidade acadêmica maior aproximação com o histórico da realidade agrário-fundiária do nosso estado, proporcionando o aprofundamento das reflexões sobre as causas e consequências do modo de ocupação e uso da terra e suas influências nas condições de vida e trabalho da população do estado.

Biografia do Autor

Solange Pereira Silva

Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (1992), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2007) e doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2015). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Especiais Em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: diálogo intercultural, educação emancipatória; Araguaia; acesso à terra, saberes e práticas, sociedade kanamari e povo indígena. Entre 2015 e 2017 atuou como professora substituta no Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Mato Grosso

Viviani Sousa Barros, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduanda do Curso de Serviço Social da
UFMT

Caroline Fernanda Rangel, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduanda do Curso de Serviço Social da
UFMT

Downloads

Publicado

2018-04-13

Como Citar

SILVA, S. P.; SOUSA BARROS, V.; RANGEL, C. F. POR TERRA, TRABALHO, JUSTIÇA E DIGNIDADE: SERVIÇO SOCIAL E A QUESTÃO AGRÁRIA. Revista Corixo de Extensão Universitária, Cuiabá, MT, n. 5, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corixo/article/view/6469. Acesso em: 20 abr. 2024.