EDUCAÇÃO EM GEOCIÊNCIAS, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL E MINERAÇÃO
Palavras-chave:
Economia Solidária, Engomadeira, gênero, mulheresResumo
O ser humano realiza atividade de mineração desde a pré-história. Na sociedade tecnológica, a criação de celulares, computadores, carros, ou mesmo na produção de alimentos, utilizam-se bens minerais de forma direta ou indireta. Devido a isso, toda escolha de uma pessoa e todo processo de consumo, gera uma demanda por mais insumos, ou seja, uma demanda de extração de minérios. A falta de compreensão sobre a importância da mineração e a sua relação com o dia-a-dia de cada um de nós fazem com que a sociedade tenha uma crítica negativa no que tange ao processo de extração mineral, sem entender que sem os bens minerais, a sociedade tecnológica não existiria. Para que os estudantes possam compreender o impacto de suas escolhas e tomar decisões conscientes, é preciso que seja abordada no processo educacional a educação em geociências com enfoque a extração, utilização e destinação dos recursos minerais. Questões como a formação dos depósitos minerais, o rejeito de mineração, o lixo tecnológico e o seu potencial de reciclagem são alguns dos tópicos que podem ser abordados. Este artigo apresenta uma metodologia didática de ensino em geociências utilizando bens minerais para debater o desenvolvimento sustentável. Os resultados aqui apresentados fazem parte do projeto Educação e Geociências que realizou exposições orientadas de rochas e minerais em escolas de Cuiabá, Várzea Grande e Chapada dos Guimarães.