DIÁLOGOS ENTRE A TRADIÇÃO POPULAR DAS FESTAS JUNINAS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Admur Severino Pamplona admursp@hotmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso Campus Universitário do Araguaia Instituto de Ciências Exatas e da Terra Licenciatura em Matemática Programa de Educação Tutorial http://admurseverinopamplona.webnode.com/
  • Wanderleya Nara Gonçalves Costa wannara@ufmt.br
    Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

Acolhimento ao Calouro, Formação de Professores, Licenciatura em Matemática, Extensão Universitária.

Resumo

Este texto apresenta algumas discussões e descreve ações desenvolvidas no âmbito de um projeto de acolhimento aos calouros realizado por meio de uma festa junina. Inicialmente concebido pelo PET Matemática Araguaia para receber os novos estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática do Campus Universitário do Araguaia. O principal objetivo era a integração dos calouros com os veteranos e os professores do curso, de modo a gerar um sentimento de identificação, de pertença e de satisfação que podem interferir no desejo de permanência na Universidade. O projeto também teve como objetivo a exploração pedagógica desta prática multicultural, de modo a permitir que os futuros professores de matemática desenvolvessem saberes docentes utilizando metodologias inovadoras para abordar conceitos matemáticos presentes na decoração da festa. No entanto, durante o seu desenvolvimento, o projeto foi expandido para atender estudantes de quatorze cursos e, ao final, permitiu a efetivação de discussões sobre: a) as origens e os possíveis efeitos de trotes aos calouros universitários; b) as relações entre a Universidade e a cultura popular; c) o papel que historicamente as festas juninas têm assumido no ambiente escolar; d) as possibilidades que a festa junina apresenta para o cumprimento das leis no 10.639/2003 e nº 11.645/2008 na disciplina de matemática; e e) o uso de situações problemas para o ensino contextualizado de conceitos geométricos. Ao longo do texto, após a exposição dessas discussões, nossa experiência é narrada de modo a destacar que no projeto que executamos, tanto a recepção aos calouros quanto a festa junina foram ressignificadas, tornando-se locus privilegiado para a atividade criativa relacionada à formação de professores e ao ensino de matemática. Concluímos que as atividades realizadas tornaram possível estabelecer diálogo, conscientização, processos pedagógicos e troca de conhecimentos entre professores, estudantes universitários, calouros e veteranos; além de entre estes e diversos agentes da Educação Básica.

 



Biografia do Autor

Admur Severino Pamplona, Universidade Federal de Mato Grosso Campus Universitário do Araguaia Instituto de Ciências Exatas e da Terra Licenciatura em Matemática Programa de Educação Tutorial

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (1988), mestrado em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e doutorado em Educação (Educação Matemática) pela Universidade Estadual de Campinas (2009). É professor associado da Universidade Federal de Mato Grosso/CUA, onde atua desde 1988. Tem experiência na área de Formação de Professor de Matemática, com ênfase nas seguintes áreas: Formação de Professor, Educação Matemática, Educação Estatística, Identidade Profissional Docente, Narrativas e Comunidades de Prática.

Wanderleya Nara Gonçalves Costa, Universidade Federal de Mato Grosso

Universidade Federal de Mato Grosso,
Campus Universitário do Araguaia, Instituto
de Ciências Exatas e da Terra.
Doutora em Educação, na área de Educação
Matemática – USP/SP

Downloads

Publicado

2018-04-13

Como Citar

PAMPLONA, A. S.; NARA GONÇALVES COSTA, W. DIÁLOGOS ENTRE A TRADIÇÃO POPULAR DAS FESTAS JUNINAS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista Corixo de Extensão Universitária, Cuiabá, MT, n. 5, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corixo/article/view/6437. Acesso em: 29 mar. 2024.