CONHECENDO PELA PRÁXIS

A SEMANAU2023 DE ARQUITETURA E URBANISMO

Autores

  • Patrícia da Silva Fiuza Pina patricia.pina@ufmt.br
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Vinicius Yuri de Souza vinicius.yuri.souza@outlook.com
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Anna Vitória Medeiros Metello annavitoriametello@outlook.com
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Bruna Figueiredo Cavalcanti brunawci@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Dorcas Florentino de Araújo dorcas.araujo@ufmt.br
    Universidade Federal de Mato Grosso

Resumo

A Semana de Arquitetura e Urbanismo realizada no ano de 2023 – SEMANAU2023, na Universidade Federal de Mato Grosso, no campus de Cuiabá, foi um evento acadêmico com significativo diferencial na maneira de se trazer discussões na temática da sustentabilidade em arquitetura. O objetivo foi provocar experiências com materiais e técnicas construtivas já reconhecidos por seu baixo impacto ambiental, a exemplo da terra e o bambu, além de propor discussões quanto à responsabilidade do profissional de arquitetura, desde o planejamento à execução dos projetos, atento às demandas de maior responsabilidade ambiental e conhecedor das tecnologias existentes. Evitou-se antecipar ou sobrecarregar com cargas teóricas para ir à prática, buscando maior aproximação do aprender fazendo. Com respaldo teórico-metodológico em Tim Ingold, antropólogo que desenvolve seus estudos de forma dialógica com as áreas de antropologia, arquitetura, arte e arqueologia, e discute o distanciamento dos profissionais da arquitetura da prática enquanto materialização de seus objetos de projeto. Nesse sentido, buscou-se intensificar atividades que exploravam com maior ênfase os materiais e técnicas construtivas, e mesmo nas atividades de palestras, buscou-se compartilhar experiências alinhadas com o domínio da materialização sustentável e com atenção à realidade regional. Sendo assim, esse trabalho vem apresentar a experiência nas oficinas, enquanto método de ensino aprendizagem de maior aproximação teoria/prática. Nesse sentido, a ação abriu espaço para ampla interação entre pesquisas em andamento, extensão e o ensino na prática. Teve como resultado a participação ativa de alunos até então habituados ao aprendizado concentrado em sala de aula, e estiveram à frente de canteiros em oficinas em que foram provocados a buscar soluções às diferentes situações decorrentes do uso do material, de sua manipulação, e o trabalho em grupo.

Biografia do Autor

  • Patrícia da Silva Fiuza Pina, Universidade Federal de Mato Grosso

    Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília, UNB. Docente do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

  • Vinicius Yuri de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso

    Discente do curso de graduação de Arquitetura e Urbanismo.

  • Anna Vitória Medeiros Metello, Universidade Federal de Mato Grosso

    Discente do curso de graduação de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Mato Grosso.

  • Bruna Figueiredo Cavalcanti, Universidade Federal de Mato Grosso

    Discente do curso de graduação  Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

  • Dorcas Florentino de Araújo, Universidade Federal de Mato Grosso

    Doutora em Urbanismo pela Universidade do Rio de Janeiro, UFRJ. Docente do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Downloads

Publicado

2024-06-20

Como Citar

CONHECENDO PELA PRÁXIS: A SEMANAU2023 DE ARQUITETURA E URBANISMO. Revista Corixo de Extensão Universitária, Cuiabá, MT, v. 1, n. I, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corixo/article/view/17048. Acesso em: 11 abr. 2025.