CONHECENDO PELA PRÁXIS

A SEMANAU2023 DE ARQUITETURA E URBANISMO

Autores

  • Patrícia da Silva Fiuza Pina patricia.pina@ufmt.br
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Vinicius Yuri de Souza vinicius.yuri.souza@outlook.com
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Anna Vitória Medeiros Metello annavitoriametello@outlook.com
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Bruna Figueiredo Cavalcanti brunawci@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Dorcas Florentino de Araújo dorcas.araujo@ufmt.br
    Universidade Federal de Mato Grosso

Resumo

A Semana de Arquitetura e Urbanismo realizada no ano de 2023 – SEMANAU2023, na Universidade Federal de Mato Grosso, no campus de Cuiabá, foi um evento acadêmico com significativo diferencial na maneira de se trazer discussões na temática da sustentabilidade em arquitetura. O objetivo foi provocar experiências com materiais e técnicas construtivas já reconhecidos por seu baixo impacto ambiental, a exemplo da terra e o bambu, além de propor discussões quanto à responsabilidade do profissional de arquitetura, desde o planejamento à execução dos projetos, atento às demandas de maior responsabilidade ambiental e conhecedor das tecnologias existentes. Evitou-se antecipar ou sobrecarregar com cargas teóricas para ir à prática, buscando maior aproximação do aprender fazendo. Com respaldo teórico-metodológico em Tim Ingold, antropólogo que desenvolve seus estudos de forma dialógica com as áreas de antropologia, arquitetura, arte e arqueologia, e discute o distanciamento dos profissionais da arquitetura da prática enquanto materialização de seus objetos de projeto. Nesse sentido, buscou-se intensificar atividades que exploravam com maior ênfase os materiais e técnicas construtivas, e mesmo nas atividades de palestras, buscou-se compartilhar experiências alinhadas com o domínio da materialização sustentável e com atenção à realidade regional. Sendo assim, esse trabalho vem apresentar a experiência nas oficinas, enquanto método de ensino aprendizagem de maior aproximação teoria/prática. Nesse sentido, a ação abriu espaço para ampla interação entre pesquisas em andamento, extensão e o ensino na prática. Teve como resultado a participação ativa de alunos até então habituados ao aprendizado concentrado em sala de aula, e estiveram à frente de canteiros em oficinas em que foram provocados a buscar soluções às diferentes situações decorrentes do uso do material, de sua manipulação, e o trabalho em grupo.

Biografia do Autor

Patrícia da Silva Fiuza Pina, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília, UNB. Docente do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Vinicius Yuri de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso

Discente do curso de graduação de Arquitetura e Urbanismo.

Anna Vitória Medeiros Metello, Universidade Federal de Mato Grosso

Discente do curso de graduação de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Mato Grosso.

Bruna Figueiredo Cavalcanti, Universidade Federal de Mato Grosso

Discente do curso de graduação  Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Dorcas Florentino de Araújo, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Urbanismo pela Universidade do Rio de Janeiro, UFRJ. Docente do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Downloads

Publicado

2024-04-04

Como Citar

DA SILVA FIUZA PINA, P.; YURI DE SOUZA, V.; MEDEIROS METELLO, A. V.; FIGUEIREDO CAVALCANTI, B.; FLORENTINO DE ARAÚJO, D. CONHECENDO PELA PRÁXIS: A SEMANAU2023 DE ARQUITETURA E URBANISMO. Revista Corixo de Extensão Universitária, Cuiabá, MT, v. 1, n. I, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corixo/article/view/17048. Acesso em: 30 abr. 2024.