O PROJETO DE EXTENSÃO SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR – RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Cezar Augusto da Silva Flores cezar.flores@ufmt.br
    Universidade Federal de mato Grosso http://orcid.org/0000-0003-2278-4195
  • Anna Júlia Piccini Zimmermann annajuliapiccini32@gmail.com
    Universidade Federal Mato Grosso

Resumo

A Saúde do Trabalhador é um conjunto de ações de vigilância e assistência, visando a promoção, a proteção, a recuperação e a reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos a riscos e agravos advindos dos processos de trabalho e passou a fazer parte das ações desenvolvidas pelo Sistema Único de Saúde - SUS a partir da Constituição Federal de 1988, que, em seu artigo 200, inciso II, define que compete ao SUS executar ações voltadas à Saúde do Trabalhador. O presente projeto de extensão tem por objetivo orientar e sensibilizar os trabalhadores sobre hábitos que mantenham e/ou melhorem a qualidade de vida dos mesmos, assim como a importância da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Foram realizadas atividades de Educação em Saúde nas empresas que solicitaram a realização das ações de extensão do referido projeto, o qual foram agendadas com o Coordenador do mesmo, organizando data, horário, temáticas abordadas de acordo com a demanda das empresas, atividades a serem desenvolvidas e quantidade de trabalhadores a serem atendidos. Com as ações desenvolvidas pelo projeto de extensão, os trabalhadores desenvolvem uma conscientização sobre a importância dos hábitos saudáveis de vida (higiene, alimentar e comportamental), assim como desenvolvem uma sensibilização sobre o trabalho responsável, fazendo o uso das técnicas e dos equipamentos de proteção individual (EPIs) corretamente. O projeto de extensão de educação em saúde desempenha um papel crucial na vida dos trabalhadores, proporcionando-lhes conhecimentos e habilidades essenciais para cuidar da saúde física e mental. Essas iniciativas não apenas melhoram a qualidade de vida dos trabalhadores, mas também impactam positivamente a cultura organizacional, reduzindo o absenteísmo e promovendo uma abordagem proativa em relação à saúde e ao bem-estar.

Biografia do Autor

Cezar Augusto da Silva Flores, Universidade Federal de mato Grosso

Possui graduação em Bacharelado em Enfermagem pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2006) e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2015). Pós-graduado lato-sensu em Saúde Pública (2007), Enfermagem em Saúde do Trabalho (2009) e Auditoria no Serviço de Saúde (2009). Mestre em Educação (2013) pelo Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. Doutor em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Introdução à Enfermagem e Biossegurança e Saúde Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Liderança; Satisfação no Trabalho; Enfermagem do Trabalho e História da Enfermagem.

Anna Júlia Piccini Zimmermann, Universidade Federal Mato Grosso

Acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Universitário de Sinop. Bolsita de Extensão do Projeto "Saúde e Segurança do Trabalhador". 

Downloads

Publicado

2024-10-18

Como Citar

FLORES, C. A. da S.; ZIMMERMANN, A. J. P. O PROJETO DE EXTENSÃO SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR – RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Corixo de Extensão Universitária, Cuiabá, MT, v. 1, n. I, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corixo/article/view/16963. Acesso em: 25 out. 2024.