A Disciplina ‘Projeto de Vida’ no contexto da Covid-19
Resumo
Considerando o contexto pós pandêmico da Covid-19 e a reformulação do ensino médio com a inserção da disciplina “projeto de vida”, o seguinte artigo é referente a um projeto de extensão que teve como foco trabalhar conteúdos pertinentes dentro de algumas escolas públicas estaduais de Mato Grosso, com os alunos do primeiro ano do ensino médio. Verificou-se que as mudanças advindas da implantação da nova Base Nacional Comum Curricular vieram de forma abrupta, ocasionando diversas dificuldades para os docentes e os alunos. A disciplina “projeto de vida”, especificamente, começou a ser ministrada sem formação adequada para os professores, que se sentiram despreparados para lidar com as demandas que surgiram nos alunos. Assim, o projeto de extensão teve como objetivo central: auxiliar docentes e discentes construindo em conjunto as oficinas e produzindo uma reflexão coletiva abordando as temáticas de interesse dos alunos, considerando suas diferentes realidades e particularidades e também os assuntos pertinentes à disciplina. As pesquisadoras do projeto se organizaram em duplas para atender duas escolas: a E. E. Ferreira Mendes e a E. E. Raimundo Pinheiro. Essa inserção no campo ocorreu de forma gradativa: primeiro, contatar as escolas e marcar reuniões com as coordenações e os professores; segundo, observar e identificar as demandas dos alunos, por fim, planejar e executar oficinas com os docentes e discentes. Com relação aos resultados obtidos, foram acompanhadas ao todo sete turmas de primeiro ano das escolas citadas, alcançando aproximadamente 175 estudantes, e duas professoras. As temáticas abordadas propiciaram acolhimento e espaço para promover discussões, estimulando o pensamento crítico sobre diversos temas, como: carreira acadêmica e profissional, sexualidade, esportes, etc. O projeto conseguiu através do vínculo criado com os alunos e professoras, construir coletivamente e por meio do aprendizado lúdico novas estratégias e ferramentas para enfrentar os conflitos e as dificuldades trazidas por eles, retratando também a importância da psicologia no contexto escolar.
Palavras-chave: Projeto de Vida; Covid-19; Ensino Médio.