O papel do Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Silvestres (CEMPAS) na educação ambiental e preservação da fauna no estado de Mato Grosso.

Autores

  • José Ricardo Souza jricardoufmt@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso

Resumo

O Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Silvestres (CEMPAS) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) foi criado em 2018 a partir do zoológico da UFMT, único num campus universitário brasileiro à época. A principal finalidade do CEMPAS é recuperar e reabilitar animais silvestres de vida livre atendidos pelo hospital veterinário da UFMT em parceria com órgãos de proteção ambiental, uma vez que o estado de Mato Grosso, com vasta biodiversidade faunística, não possuía um Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres. O CEMPAS, por estar inserido no campus da UFMT, consiste num espaço potencial para o desenvolvimento da aprendizagem a partir de práticas pedagógicas para acadêmicos dos cursos de ciências biológicas, medicina veterinária e zootecnia, entre outros, além de referência na produção de conhecimentos por meio do desenvolvimento de pesquisas em animais silvestres no estado de Mato Grosso. O objetivo deste trabalho é mostrar que o CEMPAS se configura também como um espaço de aprendizagem em educação ambiental para estudantes do ensino fundamental e médio. Nesse sentido, foi desenvolvido no CEMPAS o projeto de extensão ZooAção para promover a educação ambiental e com foco na preservação da fauna silvestre. O conhecimento sobre a biologia, importância ecológica e em saúde pública dos animais silvestres se expressou a partir das visitas orientadas de estudantes da educação básica e exposições interativas do acervo biodidático, além de jogos educativos desenvolvidos pela equipe do projeto. No período pré-pandêmico da SARS-COV-2, entre 2018 e 2019, foram atendidos no CEMPAS 1.291 estudantes do ensino básico dos municípios de Cuiabá e Várzea Grande e ensino superior das cidades de Tangará da Serra e Rondonópolis, além do estado de Rondônia. Assim, o CEMPAS consiste num espaço permanente de aprendizagem para a comunidade universitária e, especialmente, para estudantes da educação básica no estado de Mato Grosso.   

Palavras-chave: educação ambiental, fauna, conservacionismo.

Downloads

Publicado

2023-05-29

Como Citar

SOUZA, J. R. O papel do Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Silvestres (CEMPAS) na educação ambiental e preservação da fauna no estado de Mato Grosso. Revista Corixo de Extensão Universitária, Cuiabá, MT, v. 1, n. I, 2023. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corixo/article/view/14698. Acesso em: 27 abr. 2024.