NÍVEL DE CONFIANÇA E INTENÇÕES DE COMPRAS DOS CONSUMIDORES DE CUIABÁ-MT

Autores

  • Carla Cristina Rosa de Almeida carlalmeidarosa@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) https://orcid.org/0000-0002-4942-4942
  • Charline Dassow cherdassow@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Ana Carolina Godoy da Rocha anacarolinagodoy@live.com
    Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Daiana Rosa Borges daiana_borges7@hotmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Gleybson Luiz Mota Gleybson02@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar o nível de confiança e intenções de consumo, bem como as preferências dos consumidores em datas comemorativas no município de Cuiabá-MT. Para tanto, foi realizada pesquisa de campo, através da aplicação de questionários junto aos consumidores residentes na capital, no período entre maio de 2018 e abril de 2019. Nas pesquisas sobre grau de confiança e intenção de consumo, divulgadas por meio de Boletins Empresariais bimestrais, encontrou-se indícios de que o nível de confiança afeta a expectativa de gastos dos consumidores, com predominância de pessimismo quanto a situação atual e baixa pretensão de aumentar seus gastos. Por sua vez, as preferências em datas comemorativas foram divulgadas através de infográficos e os resultados demonstram que são importantes para movimentação do comércio local, dado o elevado percentual de pessoas que declararam intenções de consumo, bem como o montante previsto para gastos nessas épocas do ano. O Dia das Mães destacou-se como a data que as pessoas mais compram presentes e o Final de Ano a que as pessoas realizam os maiores gastos. As informações utilizadas fazem parte dos resultados do Projeto “Boletins Empresariais de Cuiabá (MT)”, desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisas Econômicas e Socioambientais (NuPES), da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Mato Grosso, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá-MT (CDL-Cuiabá), que contribuiu para o estreitamento entre a sociedade e o meio científico, bem como para apoio as decisões empresariais através das publicações.

Biografia do Autor

Carla Cristina Rosa de Almeida, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutora em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora Adjunta da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Cuiabá. E-mail: carlalmeidarosa@gmail.com

Charline Dassow, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutora em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Economista do Núcleo de Pesquisas Econômicas e Socioambientais (NuPES) da Faculdade de Economia, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Cuiabá. E-mail. cherdassow@gmail.com

Ana Carolina Godoy da Rocha, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Graduanda em Ciências Econômicas na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Cuiabá. E-mail: anacarolinagodoy@live.com

Daiana Rosa Borges, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Advogada pela Universidade de Cuiabá (UNIC). Graduanda em Ciências Econômicas na Universidade Federal de Mato Grosso, (UFMT), Campus Cuiabá. E-mail: daiana_borges7@hotmail.com

Gleybson Luiz Mota, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Graduando em Ciências Econômicas na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Cuiabá. E-mail: Gleybson02@gmail.com

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Publicado

2022-07-11

Como Citar

ROSA DE ALMEIDA, C. C.; DASSOW, C. .; GODOY DA ROCHA, A. C.; ROSA BORGES, D.; MOTA, G. L. NÍVEL DE CONFIANÇA E INTENÇÕES DE COMPRAS DOS CONSUMIDORES DE CUIABÁ-MT. Revista Corixo de Extensão Universitária, Cuiabá, MT, v. 8, n. VIII, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corixo/article/view/12255. Acesso em: 19 abr. 2024.