NÍVEL DE CONFIANÇA E INTENÇÕES DE COMPRAS DOS CONSUMIDORES DE CUIABÁ-MT
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar o nível de confiança e intenções de consumo, bem como as preferências dos consumidores em datas comemorativas no município de Cuiabá-MT. Para tanto, foi realizada pesquisa de campo, através da aplicação de questionários junto aos consumidores residentes na capital, no período entre maio de 2018 e abril de 2019. Nas pesquisas sobre grau de confiança e intenção de consumo, divulgadas por meio de Boletins Empresariais bimestrais, encontrou-se indícios de que o nível de confiança afeta a expectativa de gastos dos consumidores, com predominância de pessimismo quanto a situação atual e baixa pretensão de aumentar seus gastos. Por sua vez, as preferências em datas comemorativas foram divulgadas através de infográficos e os resultados demonstram que são importantes para movimentação do comércio local, dado o elevado percentual de pessoas que declararam intenções de consumo, bem como o montante previsto para gastos nessas épocas do ano. O Dia das Mães destacou-se como a data que as pessoas mais compram presentes e o Final de Ano a que as pessoas realizam os maiores gastos. As informações utilizadas fazem parte dos resultados do Projeto “Boletins Empresariais de Cuiabá (MT)”, desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisas Econômicas e Socioambientais (NuPES), da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Mato Grosso, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá-MT (CDL-Cuiabá), que contribuiu para o estreitamento entre a sociedade e o meio científico, bem como para apoio as decisões empresariais através das publicações.