CONSTRUÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA AUXILIAR NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA

Autores

  • Fabricio Parra Santilio parra@ufmt.br
    Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Herbert De Souza Andrade herbert.gps@gmail.com
    Discente do curso de graduação de Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Mato Grosso.
  • João Lucas Avelar Lemos joaolucas21300@gmail.com
    Discente do curso de graduação de Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Mato Grosso.
  • Wallison Henrique dos Santos Costa wallison3691@gmail.com
    Discente do curso de graduação de Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Mato Grosso.
  • RAUL GUILHERME CAMARGO LIMA raulgui001@gmail.com
    UFMT

Resumo

A escolarização de crianças com Transtorno do Espectro Autista é algo que apenas recentemente tem recebido a devida importância, seja através de legislações que garantam os seus direitos de uma educação acessível ou por meio da criação de estruturas escolares que sejam adaptadas as suas necessidades. Crianças com esse tipo de necessidade dependem de metodologias diferentes no que tange o seu ensino. Neste ponto, entram as tecnologias assistivas que buscam tornar a educação mais atrativa, eficaz e interessante às pessoas com algum tipo de deficiência. Este artigo apresenta uma ação de extensão realizada pela parceria entre o PET Engenharia Elétrica da UFMT com a escola Municipal de Educação Básica do município de Várzea Grande, Mato Grosso, EMEB Antônio Joaquim de Arruda. O objetivo do projeto foi produzir materiais didáticos e pedagógicos através da engenharia elétrica, considerando as necessidades educacionais específicas dos alunos com deficiência e os desafios que estes vivenciam no ensino comum, além de proporcionar a ampliação da capacidade de atenção, concentração, memorização, raciocínio lógico e coordenação motora das crianças. Os resultados foram muito positivos nos quesitos desenvolvimento, funcionalidade, praticidade e jogabilidade, tendo as solicitações dos professores atendidos pelo projeto. Por fim, foi possível abrir as portas da universidade e mostrar um pouco da capacidade de atender às necessidades da comunidade na área de engenharia elétrica, bem como proporcionar a interação dos alunos de graduação com a sociedade, fortalecendo a extensão universitária dentro da UFMT.

 

Palavras-chaves: Jogos Eletrônicos. Tecnologia Assistiva. Transtorno do Espectro Autista.

Biografia do Autor

Fabricio Parra Santilio, Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutor em Ciências pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Tutor do Grupo PET Engenharia Elétrica.

Herbert De Souza Andrade, Discente do curso de graduação de Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Mato Grosso.

Discente do curso de graduação de Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Mato Grosso. Bolsista de iniciação Científica pelo CNPq.

João Lucas Avelar Lemos, Discente do curso de graduação de Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Mato Grosso.

Discente do curso de graduação de Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Mato Grosso. Bolsista do Programa de Educação Tutorial PET - Engenharia Elétrica.

Wallison Henrique dos Santos Costa, Discente do curso de graduação de Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Mato Grosso.

Discente do curso de graduação de Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Mato Grosso. Bolsista do Programa de Educação Tutoria PET- Engenharia Elétrica.

Downloads

Publicado

2022-07-11

Como Citar

SANTILIO, F. P. .; ANDRADE, H. D. S.; LEMOS, J. L. A.; COSTA, W. H. dos S.; CAMARGO LIMA, R. G. CONSTRUÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA AUXILIAR NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA. Revista Corixo de Extensão Universitária, Cuiabá, MT, v. 8, n. VIII, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corixo/article/view/12194. Acesso em: 26 abr. 2024.