EDITORIAL
Resumo
A conservação e proteção da natureza são, nos dias de hoje, um dos grandes desafios mundiais, e em particular dos países tropicais, onde se encontra parte considerável da biodiversidade.
O modelo dominante da conservação do mundo natural tem se baseado, especialmente, no modelo sustentável de seus territórios, transformados em reservas naturais. Além disso, atribui aos cientistas naturais um papel predominante na proteção da natureza.
Esta antologia contesta os vários princípios norteadores desse modelo clássico, partindo do princípio de que a conservação da diversidade biológica não pode ser feita sem a participação ativa das populações que ocupam o meio ambiente, mesmo utilizando os recursos naturais como elemento fundamental no seu modo de vida.
Prezados leitores, partindo da teorização que promoveu nos últimos anos a celerização e destaque da biodiversidade no mundo moderno, científico e acadêmico, a Revista Biodiversidade apresenta nesta edição as grandiosas contribuições resultantes de investigações científicas. Parabéns aos autores que proporcionaram mais uma oportunidade científica ao público em geral.