EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A TRÍADE CIÊNCIA/TECNOLOGIA/SOCIEDADE (CTS): UMA PROPOSTA DIDÁTICA DESENVOLVIDA NO ENSINO MÉDIO, SÃO JOSÉ DO PLANALTO, PEDRA PRETA

Autores

  • Maria Niely de Freitas nielymf@hotmail.com
  • Neuza Aparecida Ramos naramos@gmail.com
  • Patrícia Karina Barbosa Araújo patiaraujo20@hotmail.com
  • Maria Corette Pasa pasamc@brturbo.com.br
    Universidade Federal de Mato Grosso

Resumo

 

Partindo do princípio de que é possível a inserção da dimensão ambiental via CTS (Ciência/Tecnologia/Sociedade) no processo de ensino e aprendizagem de Biologia, realizou-se uma pesquisa na qual a questão problemática foi a análise e a avaliação de uma simulação educativa: "Um caso CTS – A produção de grãos X a preservação do Meio Ambiente na região do Birro". A pesquisa foi desenvolvida com alunos de 1º e 2º ano do Ensino Médio, no Distrito de São José do Planalto, Pedra Preta – MT, no segundo semestre de 2009. Os dados foram coletados a partir do acompanhamento e observação sistemática das professoras pesquisadoras visando à obtenção de documentação capaz de permitir a análise da pesquisa e de materiais necessários para promover a avaliação. Os materiais analisados incluíram gravações das aulas e documentos escritos: anotações de campo, diário da professora e trabalho escrito pelos alunos. Este trabalho caracteriza e fundamenta a pesquisa e discute resultados da mesma em relação a duas categorias de análise: o desenvolvimento da capacidade de argumentação e a construção do pensamento a partir da interação social. A atividade desenvolvida se mostrou significativa para trabalhar a questão ambiental, ao estimular os alunos a extrapolarem os limites teóricos da disciplina de Biologia, ao criar situações que possibilitaram o desenvolvimento de competências para pensarem o mundo e agirem no mesmo e ao ajudá-los a perceber o quanto o conhecimento é imprescindível para lidar com distintas situações cotidianas.

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Publicado

2011-03-13

Edição

Seção

Artigos