PASSAGEM DA CONCEIÇÃO: UMA COMUNIDADE RIBEIRINHA EM MOVIMENTO EM ESPAÇO MATO-GROSSENSE TRADICIONAL

Autores

  • Rafaela Screnci Ribeiro
  • Germano Guarim Neto Instituto de Biociências. Departamento de Botânica e Ecologia. Universidade Federal de Mato Grosso.
  • Maria Corette Pasa Instituto de Biociências. Departamento de Botânica e Ecologia. Universidade Federal de Mato Grosso.

Resumo

Os autores apresentam algumas reflexões sobre a comunidade ribeirinha dePassagem da Conceição, situada às margens do rio Cuiabá, no município de Várzea Grande,Mato Grosso. O presente estudo foi realizado no período de setembro de 2008 a setembro de2009, com 26 moradores da comunidade, para se revelar a percepção ambiental dos mesmossobre esta comunidade situada muito próximo das cidades de Cuiabá e Várzea Grande. Apercepção dos moradores mostra que ainda possuem uma íntima ligação com os ambientes queestão presentes na comunidade como a mata de galeria, o rio Cuiabá, o cerrado e os quintais. Orio Cuiabá é de extrema importância para a comunidade e tem uma representação muito forte,uma vez que a comunidade é tradicionalmente formada por pescadores ribeirinhos.

Biografia do Autor

Rafaela Screnci Ribeiro

Mestre. Doutoranda em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Estadual do NorteFluminense.

Downloads

Edição

Seção

Artigos