EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
Resumo
A educação e diversidade precisa proporcionar aprendizado, reflexões, responsabilidades e possibilidades de se repensar o papel e a função da instituição. Este artigo teve como objetivo conhecer a percepção dos adolescentes acerca do tema educação e diversidade e como e abordado na escola. O projeto foi desenvolvido em uma escola Estadual do município de Cuiabá – MT, envolveu 34 alunos da 1a série do ensino médio A metodologia desta pesquisa foi orientada a partir dos princípios da pesquisa qualitativa de diagnóstico Percebeu-se, no desenvolvimento do projeto a necessidade da escola desenvolver de forma efetiva, atividades que comtemple a educação sexual, conforme proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), sendo a escola local privilegiado de implementação de políticas públicas que promovam a saúde de crianças e adolescentes. Ficou claro diante da implementação das atividades , as dificuldades e a necessidade de esclarecimento sobre questões de conhecimento básico, no que diz respeito ao conhecimento do próprio corpo e a morfofsiologia do mesmo. Os objetivos propostos foram atingidos, interligando-se entre si numa visão de sexualidade, do individual para o social. Alunos e professores avaliaram a proposta do desenvolvimento do projeto como satisfatória e necessária na escola.