EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

  • Nhaára Da Vila Pereira Nhaara.bio2012@gmail.com
  • Jane Vignado janevignadoufmt@gmail.com

Resumo

A educação e diversidade precisa proporcionar aprendizado, reflexões, responsabilidades e possibilidades de se repensar o papel e a função da instituição. Este artigo teve como objetivo conhecer a percepção dos adolescentes acerca do tema  educação e diversidade  e  como e  abordado na  escola. O projeto foi desenvolvido em uma escola Estadual do município de Cuiabá – MT, envolveu 34 alunos da 1a série do ensino médio  A metodologia desta pesquisa  foi orientada a partir dos princípios da pesquisa  qualitativa de  diagnóstico Percebeu-se, no desenvolvimento do projeto a necessidade da escola desenvolver de forma efetiva, atividades que comtemple a educação sexual, conforme proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), sendo a escola local privilegiado de implementação de políticas públicas que promovam a saúde de crianças e adolescentes. Ficou claro diante da implementação das atividades , as dificuldades e a necessidade de esclarecimento sobre questões de conhecimento básico, no que diz respeito ao conhecimento do próprio corpo e a morfofsiologia do mesmo. Os objetivos propostos foram atingidos, interligando-se entre si numa visão de sexualidade, do individual para o social. Alunos e professores avaliaram a proposta do desenvolvimento do projeto como satisfatória e necessária na escola.

Biografia do Autor

Nhaára Da Vila Pereira

Acadêmica de Ciências Biológicas – Instituto de Biociências – Bolsista PIBID-  Universidade Federal de Mato Grosso

Jane Vignado

Professora Doutora do Instituto de Biociências / UFMT 

Downloads

Publicado

2016-07-25