O SABER POPULAR E AS PLANTAS PRESENTES NOS QUINTAIS DE UMA COMUNIDADE ESCOLAR EM RONDONÓPOLIS, MATO GROSSO
Resumo
O presente estudo objetivou resgatar os conhecimentos etnobotânicos sobre as plantas e a interação entre os alunos do Ensino Fundamental de uma escola pública e a disciplina de Ciências da Natureza através da identificação e utilização das plantas presentes nos quintais de suas residências. Foram realizadas discussões sobre o tema, questionário, entrevistas semiestruturadas com pais e/ou familiares dos alunos e pesquisas no Laboratório de Informática, no período de fevereiro a maio de 2016. Ficou evidente o interesse dos alunos por assuntos relacionados ao meio ambiente, especialmente representado pelas plantas, bem como a evolução no empenho durante as aulas de Ciências da Natureza. Dentre as plantas presentes nos quintais estão às categorias medicinal (23 espécies utilizadas como remédio pela comunidade), alimentar, ornamental, sombreamento e protetora. Como culminância dos resultados foram confeccionados os cadernos de receitas de chás para os alunos presentearem as mães.