OS QUINTAIS E AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS DA COMUNIDADE SÃO GONÇALO BEIRA RIO, CUIABÁ – MT

Autores

  • Jeneffer Soares dos Santos Mamede jenefferss@hotmail.com
  • Margô De David margodedavid@bol.com.br
  • Antônio de Arruda Tsukamoto Filho tsukamoto@ufmt.br
  • Maria Corette Pasa pasamc@brturbo.com.br

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo verificar se existe relação das manifestações culturais da comunidade São Gonçalo Beira Rio com os produtos provenientes dos quintais. A coleta de dados ocorreu de setembro a outubro de 2013. Aplicou-se o pré-teste, entrevistas semiestruturadas e observação direta, para a obtenção dos dados socioeconômicos, culturais, religiosos e diversidade vegetal presente nos quintais. Os quintais apresentam, em média, tamanho médio de 360 m2. No total, foram encontradas 131 espécies vegetais, distribuídas em 55 famílias botânicas e 112 gêneros. A família mais representativa em relação à diversidade foi a Fabaceae (11 espécies). A comunidade apresenta manifestações culturais, sendo as mais expressivas o artesanato de cerâmica e as festas populares. A flora dos quintais residenciais, através de seus usos diversificados atende às necessidades de consumo, principalmente como alimento e remédio, pela população local.

Biografia do Autor

Jeneffer Soares dos Santos Mamede

Mestre do PPG em Ciências Florestais e Ambientais da Universidade Federal de Mato Grosso.

Margô De David

Mestre do PPG em Ciências Florestais e Ambientais da Universidade Federal de Mato Grosso.

Antônio de Arruda Tsukamoto Filho

Doutor do PPG em Ciências Florestais e Ambientais da Universidade Federal de Mato Grosso, Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367 - Bairro Boa Esperança. Cuiabá - MT - 78060-900.

Maria Corette Pasa

Doutora do PPG em Ciências Florestais e Ambientais da Universidade Federal de Mato Grosso, Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367 - Bairro Boa Esperança. Cuiabá - MT - 78060-900

Downloads