MODELO DIDÁTICO QUE SIMULA IMAGENS DE AUTORRADIOGRAFIAS DOS GEIS DE AGAROSE PARA CARACTERIZAÇÃO GENÉTICA DOS ALELOS RESPONSÁVEIS PELO PADRÃO DE PLUMAGEM NAS ASAS EM POMBOS (Columba livia)
Resumo
A genética é a área da ciência dedicada ao estudo dos genes, buscando compreender sua natureza e funcionamento. Por exemplo, em um pombo (Columba livia), como em qualquer outro organismo, certas características fazem parte de sua aparência física; como os padrões fenotípicos da plumagem das asas: T - check; Check; Bar e Barless. Este estudo teve como propósito desenvolver materiais que ajudem na fixação de conceitos teóricos e práticos de genética relacionados à Biologia Molecular, ressaltando os resultados de autorradiografias da reação em cadeia da polimerase (PCR), seguidas de eletroforese em gel de agarose para identificar classes genotípicas que definem os padrões fenotípicos: T - check; Check; Bar e Barless, na plumagem das asas de pombos (C. livia). Foi fornecido um modelo educacional impresso em formato A4 para cada aluno, que ilustra hipoteticamente trinta autorradiografias do gel. Essas autorradiografias possibilitam a identificação de aves com plumagem de asas de genótipo homozigoto e heterozigoto, utilizando marcadores de massas moleculares de 35 pb, 55 pb, 83 pb e 88 pb, e apresentam os padrões fenotípicos: T – check, Check, Bar ou Barless. A análise concluiu que o uso do modelo educacional proposto traz diversos benefícios, servindo como um exemplo de pesquisa prática. Foi observada uma significativa ampliação do conhecimento ao longo do processo, evidenciando a eficácia do modelo em motivar os alunos. Isso aconteceu porque eles trabalharam com dados autênticos que coletaram, descobrindo maneiras de manipular esses dados para prever numericamente as frequências gênicas ou alélicas. Foi identificado que a presença dos quatro fenótipos de plumagem das asas, resulta da existência de quatro alelos distintos, dependentes de 10 combinações diferentes de genótipos.