LIVRO DIDÁTICO DE FILOSOFIA E A ESTÉTICA DO PENSAMENTO: UM OLHAR SOBRE O ENSINO DA ARTE

Autores

  • Guilherme Correzola email.nao@informado

Resumo

Este artigo investiga a presença da arte e da estética nos livros didáticos de Filosofia do Ensino Médio, o resultado propõem uma reflexão sobre seu papel na formação do pensamento crítico e sensível dos estudantes. O método empregado foi baseado a partir de uma abordagem qualitativa e revisão bibliográfica, onde se analisou os conceitos de estética e arte na perspectiva de filósofos como Alexander Baumgarten, Immanuel Kant, Georg Wilhelm Friedrich Hegel, Arthur Schopenhauer e Susanne Langer, destacando como esses conhecimentos são incorporados nos materiais didáticos. Discute-se ainda a relevância da filosofia da arte na educação formal e sua função na construção do sujeito contemporâneo.

Biografia do Autor

  • Guilherme Correzola

    Universidade Federal de Goiás. Programa de Pós-Graduação em Geociências (PPGGEA) Faculdade de Ciência e Tecnologia, Aparecida de Goiânia, GO, Brasil

Downloads

Publicado

2025-09-17