ASPECTOS BOTÂNICOS E ECONÔMICOS DA PUPUNHEIRA (Bactris gasipaes KUNTH): UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Carla Camila Ferreira Lobato email.nao@informado
  • Daniela de Moraes Batista email.nao@informado
  • Renato Abreu Lima renatoal@ufam.edu.br

Resumo

A pupunheira (Bactris gasipaes Kunth) é uma planta versátil com grande importância econômica, cultural e ecológica. Apesar do aumento no cultivo devido à crescente demanda por seus produtos, a pesquisa sobre essa espécie ainda é limitada. Este estudo revisou a literatura existente sobre a pupunha. A pupunha é cultivada principalmente para a produção de palmito e frutos comestíveis. Sua extração sustentável e econômica a torna uma alternativa viável para a preservação de espécies nativas da Mata Atlântica e uma fonte de renda para pequenos e médios produtores. Originária da Amazônia, a pupunha é uma planta fundamental para muitas comunidades indígenas e tradicionais, integrando-se profundamente às suas práticas culturais e conhecimentos tradicionais. A revisão bibliográfica revelou que a 46,15% das pesquisas sobre a pupunha foi conduzida na região Norte do Brasil, especialmente no estado do Pará, e 38,46% na região Sudeste, com destaque para o estado de São Paulo. Esses estudos abordaram aspectos físicos, químicos, econômicos e nutricionais da planta. No entanto, há uma necessidade de mais estudos abrangentes para explorar todo o potencial da pupunha e enfrentar os desafios em seu cultivo. Em suma, a pupunha é uma planta de múltiplos usos, essencial para a sustentabilidade ambiental, a economia local e a preservação cultural. A continuidade e o aprofundamento das pesquisas são fundamentais para maximizar seus benefícios e garantir seu impacto positivo na sociedade.

Biografia do Autor

  • Carla Camila Ferreira Lobato

    Discente do Curso de Ciências: Biologia e Química, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

  • Daniela de Moraes Batista

    Discente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH), Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

  • Renato Abreu Lima

    Docente do Curso de Ciências: Biologia e Química e do PPGECH, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM)*Autor correspondente: renatoal@ufam.edu.br

Downloads

Publicado

2025-06-22