UTILIZAÇÃO PRÁTICA DE UM MODELO DIDÁTICO PARA ESTUDO DE POLIMORFISMOS DA COR DA PELAGEM DE UMA POPULAÇÃO DE CÃES DOMÉSTICOS CONSIDERANDO DOIS LOCI

Autores

  • Mauro Osvaldo Medeiros maurosvaldo@bol.com.br
  • Sueli Maria Alves sumalves@yahoo.com.br
  • Marcelo Teiji Kimura marcelokimura99@gmail.com

Resumo

A Genética de Populações implica no estudo da frequência e distribuição de diferentes variantes genéticas, mutações e alelos em grupos de organismos de uma mesma espécie. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi estudar os mecanismos da hereditariedade da cor da pelagem de um grupo de cães domésticos em nível populacional, levando em conta um modelo didático de uma amostra aleatória de uma população fictícia, determinando as frequências genotípicas e alélicas, proporcionando uma interação da genética com a dinâmica populacional, e propiciando aos professores e alunos a utilização de materiais alternativos que sejam mais dinâmicos e atraentes para a fixação do conteúdo no ensino da Genética de Populações. Para tal, foi aplicado uma atividade que consistiu de uma sequência didática que foi desenvolvida a partir de ilustrações de figuras de cães domésticos simulando quatro variedades fenotípicas de cores da pelagem, sendo expresso igualmente de forma independente por dois pares de alelos entre os sexos masculino e feminino. Cor escura com ausência de manchas brancas, cor clara com ausência de manchas brancas, cor escura com presença de manchas brancas e cor clara com presença de manchas brancas. Conclui-se que foram vários os benefícios alcançados pela utilização do modelo didático proposto, ilustrando um caso de prática investigativa de duas variedades independentes de cores da pelagem em um grupo de cães domésticos em nível populacional, características que foram usadas para determinar a frequência de cada alelo do grupo populacional, além da frequência de heterozigotos e de homozigotos. Cabe também destacar que o emprego dessa metodologia promoveu um estudo interdisciplinar entre a biologia e a matemática, podendo contribuir para o desenvolvimento pessoal e cognitivo do aluno, visto que eles precisam pensar, raciocinar, interpretar e, ao final da investigação, relatar os resultados encontrados. Pode-se constatar durante a experiência em sala de aula, a motivação dos alunos ao trabalharem com os próprios dados coletados ao encontrarem um jeito de manipular esses dados para prever numericamente as frequências gênicas ou alélicas, identificando que os quatro fenótipos diferentes de pelagem originaram-se da existência de dois pares de alelos distintos de dois lócus, estando na dependência de nove combinações de genótipos distintos.

Biografia do Autor

  • Mauro Osvaldo Medeiros

    Professor Associado do Dep. Biologia ICEN/CUR/UFMT

  • Sueli Maria Alves

    Professora Associada do Dep. Biologia ICEN/CUR/UFMT

  • Marcelo Teiji Kimura

    Biólogo/UFMT/CUR/UFMT - Rondonópolis, MT

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Publicado

2024-12-30