CHLOROPHYCEAE E TREBOUXIOPHYCEAE (CHLOROPHYTA) EM TRECHOS URBANOS DO RIO CUIABÁ, MATO GROSSO, BRASIL

Autores

  • Gisele Fernanda Pereira Assis gisele.fernanda2@gmail.com
  • Márcia Teixeira Oliveira marciatoli36@gmail.com

Resumo

As algas verdes possuem grande diversidade morfológica, apresentam formas filamentosas, colônias móveis e não móveis com flagelos ou não. Além disso, conseguem alcançar habitats como de água doce ou marinha, portanto são importantes bioindicadores no diagnóstico ambiental de ambientes aquáticos. Estudos de taxonomia fornecem informações importantes sobre as espécies e contribuem para entender sobre a diversidade e distribuição geográficas. São poucos os estudos que fornecem informações sobre a taxonomia de algas para o estado de Mato Grosso. Devido a necessidade em atualizar as informações sobre taxonomia, o objetivo com este estudo foi fornecer dados sobre ocorrência de algas verdes pertencentes ao grupo Chlorophyceae e Trebouxiophyceae em trechos urbanos do Rio Cuiabá.

Biografia do Autor

Gisele Fernanda Pereira Assis

Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Biociências, Departamento de Botânica e Ecologia, Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade, Laboratório de Taxonomia e Ecologia de Microrganismos Aquáticos, Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367, Bairro Boa Esperança. CEP 78060-900 – Cuiabá, MT, Brasil.

Márcia Teixeira Oliveira

Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Biociências, Departamento de Botânica e Ecologia, Laboratório de Taxonomia e Ecologia de Microrganismos Aquáticos - Latemas, Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367 - Bairro Boa Esperança. CEP 78060-900, Cuiabá, MT, Brasil

Downloads

Publicado

2024-06-19