TRILHAS PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO EXEMPLO DE PERCEPÇÃO DA NATUREZA NO MUNICÍPIO DE ESTREITO, ESTADO DO MARANHÃO, BRASIL

Autores

  • Juliana Luna Dias Marinho julianalunadias@hotmail.com
  • Carlos Roberto dos Anjos Candeiro candeiro@ufg.br

Resumo

As trilhas guiadas para Educação Ambiental são recomendadas para o desenvolvimento de conhecimentos e percepções da natureza, elas, então oferecerem possibilidades de um contato direto com elementos da fauna e flora, orientando para um aprendizado e à sensibilização. O objetivo deste projeto artigo é apresentar a experiência da utilização de trilhas de Educação Ambiental como elementos de percepções da natureza realizadas nos anos de 2012 a 2018 no âmbito da disciplina de Biologia ministrada na Escola Centro de Ensino Frei Gil. Na ocasião foram criados roteiros de experiências ambientais que estimularam a observação e a reflexão naturais. As atividades pedagógicas aqui realizadas abrangeram temas relacionados a fauna e flora do Cerrado do estado do Maranhão. No período de desenvolvimento deste estudo foi possível perceber que os alunos tiveram uma impressão positiva a respeito da natureza, sensibilizando-se sobre a importância do meio ambiente, além de se mobilizar nas suas práticas diárias que envolvem a conservação natural.

Biografia do Autor

Juliana Luna Dias Marinho

Mestra em Biodiversidade, Ecologia e Conservação pelo Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade, Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Professora da Universidade Estadual do Maranhão (UEMASUL).  Av. Brejo do Pinto, S/N - Brejo do Pinto, Estreito - MA, 65975-000

Carlos Roberto dos Anjos Candeiro

Doutor em Geologia, Professor da Universidade Federal do Goiás (UFG) e Professor/Orientador do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Ecologia e Conservação e do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Animal da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

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Publicado

2024-03-24