TRILHAS PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO EXEMPLO DE PERCEPÇÃO DA NATUREZA NO MUNICÍPIO DE ESTREITO, ESTADO DO MARANHÃO, BRASIL
Resumo
As trilhas guiadas para Educação Ambiental são recomendadas para o desenvolvimento de conhecimentos e percepções da natureza, elas, então oferecerem possibilidades de um contato direto com elementos da fauna e flora, orientando para um aprendizado e à sensibilização. O objetivo deste projeto artigo é apresentar a experiência da utilização de trilhas de Educação Ambiental como elementos de percepções da natureza realizadas nos anos de 2012 a 2018 no âmbito da disciplina de Biologia ministrada na Escola Centro de Ensino Frei Gil. Na ocasião foram criados roteiros de experiências ambientais que estimularam a observação e a reflexão naturais. As atividades pedagógicas aqui realizadas abrangeram temas relacionados a fauna e flora do Cerrado do estado do Maranhão. No período de desenvolvimento deste estudo foi possível perceber que os alunos tiveram uma impressão positiva a respeito da natureza, sensibilizando-se sobre a importância do meio ambiente, além de se mobilizar nas suas práticas diárias que envolvem a conservação natural.