UTILIZANDO JOGOS COMO FERRAMENTA DE REVISÃO TEÓRICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Flávio Henrique Marçal Vieira flavio.hmvof@hotmail.com
  • Adriana Aparecida Bernardes adriana89_ap@hotmail.com
  • Ariane Martins Ramos ramosariane416@gmail.com

Resumo

Procurando soluções para tornar o ensino mais agradável tanto para os alunos como para os professores, a literatura apresenta resultados sobre a aplicação de jogos e atividades lúdicas como um caminho para um ensino mais dinâmico e prazeroso. O objetivo deste estudo foi analisar a relevância do uso de jogos como ferramenta de revisão teórica visando progredir o índice de acertos na avaliação bimestral no ensino de Ciências. Os jogos didáticos utilizados como revisão teórica foram o ‘’quiz’’ e o ‘’bingo conceitual’’. Os resultados demonstraram que a utilização de jogos como ferramenta de revisão teórica pode contribuir para um melhor desempenho na avaliação bimestral, além de proporcionar aos envolvidos uma aula mais dinâmica, prazerosa e estimula um melhor desempenho no processo de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Flávio Henrique Marçal Vieira

Graduado em Ciências Biológicas. Professor da Escola Estadual Laura de Mello Franco Profa. Rua João Francisco Murzi 5210, CEP 14409-255, Franca - SP, Brasil. flavio.hmvof@hotmail.com

Adriana Aparecida Bernardes

Graduada em Ciências Biológicas. Professora da Escola Estadual Isaac Vilela de Andrade, Restinga – SP, Brasil. adriana89_ap@hotmail.com

Ariane Martins Ramos

Aluna regularmente matrícula no Ensino Médio. Estudante da Escola Estadual Laura de Mello Franco Profa, Franca – SP, Brasil. ramosariane416@gmail.com

Downloads

Publicado

2023-10-04