MODELO DIDÁTICO APLICADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFR/MT PARA O ESTUDO DE GENÉTICA DE POPULAÇÕES LIGADO AO CASO DE ALELISMO MÚLTIPLO QUE ENVOLVE A COR DA PELAGEM EM COELHOS - Oryctolagus cuniculus

Autores

  • Mauro Osvaldo Medeiros maurosvaldo@bol.com.br
  • Sueli Maria Alves sumalves@yahoo.com.br
  • Marcelo Teiji Kimura marcelokimura99@gmail.com

Resumo

A disciplina de Genética de Populações, é um campo dentro da Biologia que busca, através de cálculos matemáticos, estudar a distribuição e a composição genética em uma ou mais populações e as consequências de possíveis mudanças nessa composição, sendo difícil a sua compreensão. Dessa forma, objetivo deste trabalho foi estudar os mecanismos da hereditariedade da cor da pelagem de coelhos em nível populacional, levando em conta um modelo didático de uma amostra aleatória de uma população fictícia de coelhos, determinando as frequências genotípicas e alélicas, proporcionando uma interação da genética com a dinâmica populacional, e propiciando aos professores e alunos a utilização de materiais alternativos no ensino da genética de populações. Para tanto, foi feita uma coleta de dados em um modelo didático ilustrando figuras de um grupo de coelhos da mesma espécie, vivendo em uma área geográfica restrita e identificados por quatro diferentes fenótipos de cor da pelagem. Pode-se constatar durante a experiência em sala de aula, a motivação dos alunos ao trabalharem com os próprios dados coletados ao encontrarem um jeito de manipular esses dados para prever numericamente as frequências dos genes alelos e dos genótipos, identificando a probabilidade de suas ocorrências.

Biografia do Autor

Mauro Osvaldo Medeiros

Professor Associado do Dep. Biologia ICEN/CUR/UFMT

Sueli Maria Alves

Professora Associada do Dep. Biologia ICEN/CUR/UFMT

Marcelo Teiji Kimura

Biólogo/UFMT/CUR/UFMT - Rondonópolis, MT

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Publicado

2022-12-30