O USO DE REPRESENTAÇÕES DIDÁTICAS COMO SUPORTE A APRENDIZAGEM DE PROBABILIDADES APLICADAS AO ESTUDO DA GENÉTICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFR/MT

Autores

  • Mauro Osvaldo Medeiros maurosvaldo@bol.com.br
  • Sueli Maria Alves sumalves@yahoo.com.br
  • MARCELO TEIJI KIMURA marcelokimura99@gmail.com

Resumo

Na vivência com alunos, percebe-se as suas dificuldades na assimilação da genética e da probabilidade, quando estudada de forma conjunta. Assim, o objetivo desse trabalho foi verificar a importância do uso de modelos didáticos, contextualizando um experimento aleatório com desenvolvimento binomial para resolver problemas de probabilidade aplicada à genética na expectativa dos descendentes adquirirem uma condição hereditária, auxiliando na aprendizagem dos alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do município de Rondonópolis do Estado de Mato Grosso. O modelo foi composto por um diagrama de Punnett e o espaço amostral das possibilidades (Ω), para que fossem geradas uma sequência de crianças com a polidactilia e com número normal de dedos em um cruzamento entre indivíduos heterozigotos. O modelo permitiu demonstrar a ocorrência e combinação de eventos independentes, assim como as chances de cada evento acontecer. As probabilidades foram demonstradas pela combinação dos fenótipos, estabelecendo-se a relação com as proporções mendelianas. Concluiu-se que a aplicação desta metodologia simulando o espaço amostral das possibilidades (Ω) com a ocorrência e combinação de eventos independentes, assim como as chances de cada evento acontecer, principalmente, utilizando o emprego do Binômio de Newton, contribuiu tanto no processo de ensino, como também, no processo de aprendizagem, pois, o conteúdo além de ser ensinado teoricamente, também foi praticado e analisado.

Biografia do Autor

Mauro Osvaldo Medeiros

Professor Associado do Dep. Biologia ICEN/CUR/UFMT

Sueli Maria Alves

Professora Associada do Dep. Biologia ICEN/CUR/UFMT

MARCELO TEIJI KIMURA

Biólogo/UFMT/CUR/UFMT - Rondonópolis, MT

Downloads

Publicado

2022-07-14