AMOSTRAGEM DE ANFÍBIOS DE HÁBITOS FOSSORIAIS EM AMBIENTES ANTROPIZADOS

Autores

  • Breno De Oliveira Brocanello
  • Pedro Mathias de Almeida
  • Ana Beatriz Carollo Rocha Lima

Resumo

Anfíbios de hábitos fossoriais são pouco amostrados devido à dificuldade de encontro dos indivíduos, justificada pelo comportamento críptico destes. Isto implica na dificuldade de proposição do status de conservação das espécies de hábitos fossoriais, bem como no levantamento de dados populacionais destas. O presente projeto de pesquisa teve o objetivo de propor uma metodologia de coleta e amostragem para anfíbios fossoriais em ambientes antropizados. Para isso, foi realizado o acompanhamento de um profissional de limpeza de caixas de gordura em duas datas distintas no ano de 2020. Um total de 84 caixas de gordura foram avaliadas e nenhum anfíbio de hábito fossorial foi encontrado.  Com base em uma observação pessoal dos autores, apoiada no encontro ocasional de um indivíduo de E. cesarii em uma caixa de gordura em um ambiente antropizado em 2018, esperava-se que nestes ambientes pudessem ser encontrados indivíduos da Ordem Gymnophiona, Família Caeciliidae e da Ordem Anura, Família Microhylidae. Os resultados do presente estudo apoiaram a hipótese de que a amostragem em caixas de gordura não é um método eficiente para amostragem de anfíbios de hábitos fossoriais em ambientes antropizados.

Biografia do Autor

Breno De Oliveira Brocanello

Graduando no curso de Ciências Biológicas na Universidade Paulista, campus Jundiaí.

Pedro Mathias de Almeida

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista, campus Jundiaí.

Ana Beatriz Carollo Rocha Lima

Profª. Dra. Em Patologia Ambiental e Experimental, docente no Centro Universitário Don Domênico-UNIDON e no curso de Pós-graduação em Biodiversidade e Conservação da Universidade Paulista, campus Jundiaí. E-mail: abeatrizcrl@gmail.com.

Autor para correspondência: Ana Beatriz Carollo Rocha Lima. Centro Universitário Don Domênico-UNIDON. Av. Artur Costa Filho, 20 - Vila Maia, Guarujá - SP, CEP 11410-080.

Downloads

Publicado

2021-09-15