UTILIZAÇÃO PRÁTICA DE UM MODELO DIDÁTICO SIMULANDO UMA TÉCNICA DE BANDAS DO DNA PARA ESTUDO COMPARATIVO DO VÍNCULO GENÉTICO HUMANO APLICADO AOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFR/MT

Autores

  • Mauro Osvaldo Medeiros
  • Sueli Maria Alves
  • Marcelo Teiji Kimura
  • Elza Amélia de Souza

Resumo

Os modelos didáticos vêm sendo úteis no ensino-aprendizagem de difícil entendimento como é o caso dos conteúdos de genética molecular. Dessa forma, o objetivo dessa prática foi demonstrar através de um modelo representativo, como a técnica de eletroforese de bandas do DNA pode ser utilizada na identificação da variabilidade genética entre pessoas e, como isso pode ser utilizado em exames de paternidade e maternidade, e assim, propiciar aos professores e alunos a utilização de materiais alternativos no ensino da genética molecular. Aplicou-se aos estudantes do 4o semestre do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto de Ciências Exatas e Naturais, da Universidade Federal do município de Rondonópolis no Estado de Mato Grosso, uma atividade de modelagem e de questões com base na proposição da seguinte situação-problema: Um homem que era viúvo e atualmente casado com uma mulher divorciada constituíram uma família com seis filhos, entre os quais dois são filhos biológicos do casal, dois são filhos desta mulher com outro pai, um é filho biológico deste pai com outra mulher e um outro filho é adotivo. Conclui-se que foram vários os benefícios alcançados pela utilização da representação didática abordando o conteúdo de identificação pessoal e da verificação de vínculo genético entre indivíduos, utilizando a parte experimental da investigação do exame em DNA.

Biografia do Autor

Mauro Osvaldo Medeiros

Professor Associado do Dep. Biologia ICEN/CUR/UFMT.

Sueli Maria Alves

Professora Associada do Dep. Biologia ICEN/CUR/UFMT

Marcelo Teiji Kimura

Biólogo/UFMT/CUR/UFMT - Rondonópolis, MT.

Elza Amélia de Souza

Professora Associada do Dep. Biologia ICEN/CUR/UFMT.

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Publicado

2021-09-15