ESTUDO DO MEIO AMBIENTE EM COMUNIDADE ESCOLAR ATRAVÉS DA METODOLOGIA POR PROJETO
Autores
Rosenil Antônia de Oliveira
roseni66@hotmail.com
Maria Corette Pasa
pasamc@brturbo.com.br
Resumo
O presente estudo foi desenvolvido em uma escola estadual rural no Distrito Água Fria em Chapada dos Guimarães. Atualmente para atender as demandas da sociedade se faz necessário a participação de sujeitos mais ativos, com capacidade crítico-inovadora para a produção de conhecimentos A metodologia por projeto de pesquisa foi desenvolvida na comunidade escolar e comunidade local, representada pelos pais dos alunos, através de questionário e entrevistas do tipo aberta. Os dados foram coletados durante o ano de 2012 com atividades diárias no âmbito escolar. A pesquisa teve como objetivo conscientizar e valorizar o conhecimento empírico da comunidade escolar e comunidade local através de atividades educativas e práticas socioambientais no contexto da educação e ambiente. Os resultados mostram que as comunidades escolar e local apresentam um interesse contínuo e consciente sobre a importância da conservação do meio ambiente e os efeitos positivos que proporcionam à população em geral.
Biografia do Autor
Rosenil Antônia de Oliveira
Bióloga. Professora da Escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental São José. Distrito de Água Fria, Chapada dos Guimarães, MT. PARFOR
Maria Corette Pasa
Profª. Drª. Departamento de Botânica e Ecologia/IB/UFMT