ANÁLISE QUALI-QUANTITATIVA DA ARBORIZAÇÃO URBANA DO BAIRRO LIVRAMENTO, MUNICÍPIO DE SANTARÉM, PARÁ, BRASIL

Autores

  • Jaiton Jaime das Neves Silva jaitondneves@gmail.com
  • Lucas Geovane de Medeiros Santana lgeovanee@gmail.com
  • Diego Lima Aguiar lima.diego.raiuga@gmail.com
  • Juliano José Mota da Rocha rjulianoj@gmail.com
  • Marina Gabriela Cardoso de Aquino marinaacardosoo@gmail.com
  • Mayra Piloni Maestri mayrapmaestri@gmail.com

Resumo

O trabalho teve como objetivo analisar os aspectos quali-quantitativos da arborização do bairro Livramento, localizado no município de Santarém - PA. Foram coletadas dos indivíduos as variáveis: fitogeografia, altura total, conflitos com a rede elétrica, fitossanidade e manejo. No inventário foi utilizado a amostragem sistemática por pontos alternados, com o total de 18 pontos amostrais. Foram encontrados 198 indivíduos, divididos em 16 famílias e 27 espécies. No entanto, o trabalho irá focar nas 5 espécies mais representativas: Mangifera indica L., Ficus spp., Eugenia malaccensis L., Licania tomentosa (Benth) Fritsch e Crescentia cujete L, que totalizam 70,7% do total de indivíduos inventariados. As alturas dos indivíduos indicaram que 34,2% apresentaram conflito com fiação elétrica, as espécies Mangifera indica L. e Eugenia malaccensis L. se destacaram nesse aspecto. Quanto a posição das raízes, 11,4% apresentaram afloramento, dos quais a espécie Ficus spp. representou 62,4% desse total. Portanto, através do estudo conclui-se que a arborização do bairro Livramento foi feita de maneira inadequada, resultado da falta de planejamento na sua implantação, e que tem causado inconvenientes como conflitos com calçadas e rede elétrica.

Biografia do Autor

Jaiton Jaime das Neves Silva

Mestrando em Engenharia Florestal, Universidade do Estado de Santa Catarina, Lages-SC

Lucas Geovane de Medeiros Santana

Mestre em Ciências Florestais, Universidade Federal de Lavras, Lavras-MG

Diego Lima Aguiar

Mestre em Ciências Florestais, Universidade de São Paulo - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", São Paulo-SP.

Juliano José Mota da Rocha

Mestrando em Ciências Florestais, Universidade Federal de Lavras, Lavras-MG

Marina Gabriela Cardoso de Aquino

Mestranda em Engenharia Florestal, Universidade do Estado de Santa Catarina, Lages-SC. Email: marinaacardosoo@gmail.com. Endereço: Rua Alberto Pasqualini, 515, Conta Dinheiro, Lages-SC. .*Autora para correspondência

Mayra Piloni Maestri

Doutoranda em Ciências Florestais, Universidade Federal Rural da Amazônia, Belém-PA

Downloads

Publicado

2021-03-04