EDITORIAL

Autores

  • Elza Amélia de Souza sousa08@bol.com.br

Resumo

A difusão do conhecimento científico por meio de publicações tem um peso considerável nos avanços dos conhecimentos acadêmicos, e principalmente, na sociedade em geral, que contribui para a valorização de resultados de pesquisas e consolidação de Grupos de Pesquisadores, por meio da difusão do conhecimento, respaudado por um vínculo de qualidade e responsabilidade. 

Nessa última década, o interesse pela pesquisa vem crescendo e também o volume de trabalhos surgidos nessa área, tanto no nosso como em outros países, e que não se restringe mais ao meio universitário. Para isso, é necessário que se publiquem as pesquisas.

É dentro desta tradição que, quero registrar que agora em 2021, a Revista “Biodiversidade”, está completando vinte anos de existência. Contribuindo com o conhecimento e divulgação técnico-científica de diferentes estudos e pesquisas realizados sobre a diversidade biológica. Colocando à disposição da sociedade em geral contribuições de autores que se originam a partir dos Grupos de Pesquisas certificado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) de todas as regiões do país e mesmo do exterior.

A Biodiversidade é uma das propriedades fundamentais da natureza, responsável pelo equilíbrio e estabilidade dos ecossistemas e fonte de imenso potencial de uso econômico, humano, social e ambiental. É base das atividades agrícolas, pecuárias, florestais, pesqueiras e, também, potencial estratégico para o desenvolvimento industrial e biotecnológico. Assim, o adjetivo "Biodiversidade", no nome da revista, significa espaço, para uma publicação científica voltada à diversidade biológica, que possa ser representativa da imensa produção intelectual que vemos circular nos congressos, simpósios, jornadas, encontros etc., que regularmente ocorrem por todo o país.

Portanto, temos a satisfação de divulgar primeira edição de 2021 iniciando o vigésimo volume - da Revista “Biodiversidade”, um projeto concebido para possibilitar a publicação de artigos científicos inéditos, de revisão da literatura ou relato de casos que possuam relevância em suas respectivas áreas do saber científico.

Esperamos que a confiança depositada nesta revista, como um dos meios para a socialização dos resultados de pesquisa, se renove, propiciando uma maior visibilidade à produção acadêmica, concorrendo para que ela se torne efetivamente pública.

Queremos ainda, convidar os autores de trabalhos científicos que se enquadram em nosso escopo editorial para o envio de seus artigos para análise editorial, para quem sabe, compor a segunda edição do vigésimo volume de 2021. Boa leitura!

 

Pela preferência em publicar na revista Biodiversidade, agradecemos a todos.

 

 

 

 

 

Dra. Elza Amélia de Souza

Prof. Associada do Dep. De Biologia/ICEN/CUR/UFMT

Membro do Conselho Editorial/Revista Biodiversidade

Biografia do Autor

Elza Amélia de Souza

Prof. Associada do Dep. De Biologia/ICEN/CUR/UFMT

Membro do Conselho Editorial/Revista Biodiversidade

Downloads

Publicado

2021-03-04