LEVANTAMENTO FLORÍSTICO E FISIONÔMICO DA RESTINGA DA PRAIA DA GUIA, SÃO LUÍS, MARANHÃO

Autores

  • Aryana Vasque Frota Guterres aryanavasque2008@hotmail.com
  • Ingrid Fabiana Fonseca Amorim fabyamorim.bio@gmail.com
  • Antonio Fernando Costa da Silva antoniofernando.costadasilva8@gmail.com
  • Eduardo Bezerra de Almeida Jr ebaj25@yahoo.com.br

Resumo

O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento florístico, descrever as fisionomias e formas biológicas das espécies fanerogâmicas da restinga da Praia da Guia. A área de estudo encontra-se situada a noroeste da Ilha do Maranhão (2°31’53.05’’S; 44°20’30.48’W), município de São Luís. O levantamento florístico foi realizado durante o período de agosto de 2015 a maio de 2017 por meio de caminhadas exploratórias ao longo de toda a área de estudo. O material foi identificado através de consulta a literatura específica e a classificação fisionômica utilizada seguiu métodos propostos em restingas do nordeste do Brasil. O levantamento contemplou 129 espécies, 105 gêneros e 46 famílias, sendo as famílias Fabaceae, Rubiaceae, Poaceae, Asteraceae e Cyperaceae as mais representativas. A riqueza de espécies encontrada no presente estudo mostrou-se elevada assim como em outros estudos similares realizados em restingas do Maranhão, mostrando a necessidade de investigar a composição florística, contribuindo assim para um conhecimento mais aprofundado sobre a riqueza fanerogâmica das restingas brasileiras.

Biografia do Autor

Aryana Vasque Frota Guterres

Universidade Estadual de Feira de Santana, Departamento de Ciências Biológicas, São Luís, MA, Brazil. Corresponding author. Aryana Vasque Frota Guterres. Autor para correspondência: aryanavasque2008@hotmail.com

Ingrid Fabiana Fonseca Amorim

Mestres em Biodiversidade e Conservação. Doutorandos do Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Biotecnologia – REDE BIONORTE, Universidade Federal do Maranhão, São Luís – MA, 65080-805.

Antonio Fernando Costa da Silva

Mestres em Biodiversidade e Conservação. Doutorandos do Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Biotecnologia – REDE BIONORTE, Universidade Federal do Maranhão, São Luís – MA, 65080-805.

Eduardo Bezerra de Almeida Jr

Doutor em Botânica, Professor Associado I do Departamento de Biologia da Universidade Federal do Maranhão, Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação, São Luís – MA, 65080-805. E-mail: ebaj25@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2020-10-17