A OCORRÊNCIA DA MASTOFAUNA NO CERRADO DE MATO GROSSO

Autores

  • Júnio de Souza Damasceno
  • Maria Ester Vefago
  • Kaline Neves Almeida
  • Marília Nogueira da Silva Fernandes
  • Débora Nogueira Campos Lobato

Resumo

O bioma de Cerrado é um dos mais ameaçados e de maior biodiversidade do mundo. Políticas públicas com foco na expansão agrícola e pecuária ameaçam gradativamente, a conservação dos habitats e espécies de mamíferos. Este estudo avaliou a diversidade de mamíferos de médio e grande porte, em três diferentes paisagens agrícolas fragmentadas. Amostragens foram realizadas por observações diretas e indiretas, em transectos de pegadas, em duas áreas de uma das regiões agrícolas mais extensas do mundo. Foram identificadas 13 espécies de mamíferos em 141 registros, sendo D. azarae e T. terrestris as mais registradas e C. paca; E. barbara e P. cancrivorous as espécies menos registradas. Entre os ambientes (fragmento, estrada e plantação) não houve diferença significativa, no entanto, considerando as categorias tróficas houve diferença significativa para os registros nos ambientes entre onívoros e granívoros; além de diferença nos registros entre os ambientes quando excluídas as espécies M. tridactyla e C. paca. Os registros de espécies vulneráveis, em declínio populacional e ameaçadas pela caça, reforçam a necessidade de monitoramento à longo prazo, assim como medidas de proteção urgentes considerando a capacidade funcional ecológica dos mamíferos em um bioma intensivamente desmatado pela expansão do agronegócio no Cerrado.

Biografia do Autor

Júnio de Souza Damasceno

Doutorado em Oceanografia Ambiental - Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade João Monlevade, Av. Brasília, 1304, Baú, João Monlevade, MG, CEP: 35930-314, Brasil 

*Autor para correspondência: E-mail: jdamascenobh@gmail.com

Tel: (31) 99175-4184, Endereço: R. Limeira 566, Bloco 1, Apto: 401, Piratininga, Belo Horizonte, MG

Maria Ester Vefago

Graduação em Ciências Biológicas - Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Tangará da Serra. Rodovia MT-358, Km 7, Jardim Aeroporto, Tangará da Serra, MT, CEP: 78300-000, Brasil.

Kaline Neves Almeida

Graduação em Ciências Biológicas - Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Tangará da Serra. Rodovia MT-358, Km 7, Jardim Aeroporto, Tangará da Serra, MT, CEP: 78300-000, Brasil. 

Marília Nogueira da Silva Fernandes

Doutorado em Zootecnia - Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária, Av. Pres. Antônio Carlos 6627, Pampulha, Belo Horizonte, MG, CEP: 31270-901, Brasil. 

Débora Nogueira Campos Lobato

Doutorado em Ecologia - Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Divinópolis, R. Paraná 3001, Jardim Belvedere, Divinópolis, MG, CEP: 35501-170, Brasil. 

Downloads

Publicado

2020-07-26