PATRIMÔNIO GEOLÓGICO: SÍNTESE TERMINOLÓGICA E EVOLUÇÃO CONCEITUAL

Autores

  • Raylon da Frota Lopes lopesraylon@gmail.com
  • Carlos Roberto A. Candeiro email@nao.informado
  • Claudia Valéria de Lima email@nao.informado

Resumo

Patrimônio Geológico é a porção da geodiversidade que possui valor superlativo e por conta deste alto valor precisa ser conservado. O termo recebeu várias definições nas últimas décadas, e por se tratar de uma terminologia utilizada por cientistas com diversas formações diferentes como: geógrafos, geólogos, paleontólogos, geomorfólogos, turismólogos, entre outras, encontrar um conceito que se adeque a todas essas áreas não é uma tarefa fácil. O Patrimônio Geológico é por muitas vezes referido como Geopatrimônio, termo mais abrangente que está diretamente relacionado com as subdivisões deste. No presente trabalho foi realizada uma investigação e análise teórico-reflexiva das definições de Patrimônio Geológico presentes na literatura científica. O resultado foi uma síntese conceitual sobre o tema, visando contribuir com o desenvolvimento do mesmo.    

Biografia do Autor

Raylon da Frota Lopes

Doutorando em Geografia, PPGEO, IESA, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás

Carlos Roberto A. Candeiro

Laboratório de Paleontologia e Evolução, Curso de Geologia, Campus Aparecida de Goiânia, Universidade Federal de Goiás, Rua Mucuri, s/n - Setor Conde dos Arcos, Aparecida de Goiânia - GO, 74968-755. 

Claudia Valéria de Lima

Laboratório de Geologia Aplicada, Instituto de Estudos Socioambientais, Universidade Federal de Goiás, Av. Esperança, s/n - Samambaia, Goiânia - GO, 74001-970. 

Downloads

Publicado

2020-05-17