EDITORIAL

Autores

  • Mauro Osvaldo Medeiros maurosvaldo@bol.com.br

Resumo

A Biodiversidade é uma das propriedades fundamentais da natureza, responsável pelo equilíbrio e estabilidade dos ecossistemas e fonte de imenso potencial de uso econômico, humano, social e ambiental. É base das atividades agrícolas, pecuárias, florestais, pesqueiras e, também, potencial estratégico para o desenvolvimento industrial e biotecnológico.

   Ao tratarmos de assunto de grande relevância como este, necessitamos de embasamentos consistentes e atuais e para isso veículos de divulgação científica de qualidade são necessários.

Assim, a revista científica Biodiversidade, foi criada em 2002, na Universidade Federal de Mato Grosso, pelos Grupos de Pesquisa:  PCR – Percevejo Castanho das Raízes e ESCER – Estudando o Cerrado, sob a responsabilidade dos professores Maria Corette Pasa e Mauro Osvaldo Medeiros, com o intuito de levar informações aos diversos segmentos de ensino e pesquisa voltados para as diferentes áreas do conhecimento científico e tecnológico. A revista é desenvolvida na plataforma de Periódicos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

O lançamento de cada número da revista científica Biodiversidade é sempre registrado com muita alegria e entusiasmo. Trata-se de um meio de divulgação, que traz a sociedade em geral, contribuições de pesquisadores que se dedicam à construção de novos conhecimentos e à divulgação do resultado de seu esforço, ligados à complexa área da biodiversidade.

Este segundo volume da decima nona edição da Revista Eletrônica do Curso de Biologia da Universidade Federal de Mato Grosso, “BIODIVERSIDADE”, coloca à disposição da sociedade em geral os frutos colhidos, em parceria com a ciência e a tecnologia do mundo moderno. Verifica-se uma diversidade de temas, objetos de estudos e referenciais atuais que abordam desde o ambiente até a saúde humana, entre outros.

Pensamos que desta forma conseguimos concretizar aquela que sempre foi uma das nossas aspirações a frente da publicação de nossa Universidade, a diversidade de temas, imprescindível para aglutinação de um grande número de leitores.

Mais do que falar sobre a variedade de temas e diversidade das áreas de conhecimento envolvidas, quero registrar que fiquei para lá de feliz ao ver entre os artigos apresentados dezenove anos após o início desta revista, nesta edição, um que se refere a defesa de progressão para professor titular, que não pode ser deixado de lado na reflexão e no agradecimento do conselho editorial. Tratando-se de uma pessoa queridíssima pela sua dedicação, competência e compromisso com a sua área da pesquisa, departamento de trabalho e instituição. Hoje, não tenho dúvidas em dizer, que a professora e pesquisadora Maria Corette Pasa foi uma das principais responsáveis na conduta do sucesso da revista Biodiversidade que vem se consolidando, em um processo contínuo de avaliação, revisão e evolução.

Esperamos que a confiança depositada nesta revista, como um dos meios para a socialização dos resultados de pesquisa, se renove, propiciando uma maior visibilidade à produção acadêmica, concorrendo para que ela se torne efetivamente pública.

 

Pela preferência em publicar na revista Biodiversidade, agradecemos a todos.

Biografia do Autor

Mauro Osvaldo Medeiros

Presidente do Conselho Editorial

Departamento de Biologia

ICEN/CUR/UFMT

Downloads

Publicado

2020-05-17