Espécies prioritárias para restauração da Floresta Ombrófila Mista Montana e Altomontana na Bacia Hidrográfica do rio Canoas

Authors

  • Guilherme Diego Fockink guilhermefockink@gmail.com
    Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC/CAV
  • Charline Zangalli charlineeng@gmail.com
    Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC/CAV, Av. Luiz de Camões, 2090, Conta Dinheiro, CEP 88520-000, Lages, SC, Brasil.
  • Emanoéli de Oliveira emanoelibinsfeld@gmail.com
    Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC/CAV, Av. Luiz de Camões, 2090, Conta Dinheiro, CEP 88520-000, Lages, SC, Brasil.
  • Maria Raquel Kanieski raquel.kanieski@udesc.br
    Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC/CAV, Av. Luiz de Camões, 2090, Conta Dinheiro, CEP 88520-000, Lages, SC, Brasil.

DOI:

10.34062/afs.v7i1.8657

Keywords:

Valor de conservação, Recobrimento, Diversidade, Restauração florestal, Diversity, Covering, Forest restoration, Conservation value

Abstract

Frente a crescente demanda por projetos de restauração florestal no Brasil, a definição de um conjunto de espécies adequados para a restauração florestal torna-se fundamental para o planejamento da restauração florestal em âmbito local e regional. Desse modo, o objetivo deste estudo foi definir espécies prioritárias para uso em projetos de restauração florestal na Floresta Ombrófila Mista Montana (FOMM) e Altomontana (FOMA), baseando-se nos valores de conservação e na classificação em grupos funcionais de diversidade e recobrimento. Para selecionar as espécies prioritárias foi utilizado o método de classificação por ranqueamento das espécies de ocorrência na região fitogeográfica de interesse. Três parâmetros foram utilizados: síndrome de dispersão; status de conservação; e endemismo. Após o ranqueamento as espécies foram classificadas em dois grupos: espécies de recobrimento e espécies de diversidade. Para a FOMM observou-se 35 espécies de recobrimento e 145 de diversidade, enquanto na FOMA verificou-se 23 espécies de recobrimento e 123 de diversidade. Para o grupo de diversidade, em ambas as formações avaliadas, estão entre as espécies de maior valor de conservação: Araucaria angustifolia e Dicksonia sellowiana. A espécie de maior valor de conservação pertencente ao grupo de recobrimento em ambas as formações foi Inga lentiscifolia. A presente lista pode servir como subsídio para o planejamento de projetos de restauração florestal e produção de mudas nativas na região da Bacia Hidrográfica do rio Canoas e em outras regiões inseridas nestas formações florestais.

Author Biographies

Guilherme Diego Fockink, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC/CAV

Mestrando em Engenharia Florestal

Charline Zangalli, Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC/CAV, Av. Luiz de Camões, 2090, Conta Dinheiro, CEP 88520-000, Lages, SC, Brasil.

Área de Restauração Florestal

Emanoéli de Oliveira, Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC/CAV, Av. Luiz de Camões, 2090, Conta Dinheiro, CEP 88520-000, Lages, SC, Brasil.

Área de Restauração Florestal.

Maria Raquel Kanieski, Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC/CAV, Av. Luiz de Camões, 2090, Conta Dinheiro, CEP 88520-000, Lages, SC, Brasil.

Professora do Deparatamento de Engenharia Florestal. Área de Restauração Florestal, Agrossilvicultura e Silvicultura Urbana.

Published

2020-04-03