Operacionalidade de instrumentos na obtenção da altura total de árvores em sistema agrossilvipastoril

Authors

  • Aline Cristina Lauro aline.lauro@hotmail.com
    Universidade Federal do Mato Grosso - Campus Universitário de Sinop - Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais (ICAA)
  • Rafaella De Angeli Curto rafaellacurto@yahoo.com.br
    Universidade Federal do Mato Grosso - Campus Universitário de Sinop - Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais (ICAA)
  • Helio Tonini helio.tonini@embrapa.br
    Embrapa Pecuária Sul
  • Scheila Cristina Biazatti scheilacristinabiazatti@gmail.com
    Universidade Federal do Mato Grosso - Campus Universitário de Cuiabá - Faculdade de Engenharia Florestal-Departamento de Engenharia Florestal
  • Sintia Valerio Kohler sintiakohler@yahoo.com.br
    Universidade Federal do Mato Grosso - Campus Universitário de Sinop - Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais (ICAA)

DOI:

10.34062/afs.v5i4.6166

Keywords:

exatidão, aplicativo para smartphone, custos.

Abstract

A altura de árvores é fundamental para a obtenção do volume, e em determinadas situações, pode servir como indicadora da qualidade produtiva de um local. Torna-se importante averiguar instrumentos de medição de altura que resultem em estimativas exatas, conciliada com facilidade operacional, sendo este o objetivo do presente trabalho. Assim, em um sistema agrossilvipastoril, foram mensuradas as alturas totais de 20 árvores com os seguintes instrumentos: Vertex IV®, Hipsômetro/Clinômetro Haglöf®, Criterion RD 1000®, aplicativo para Smartphone Measure Height e o Hipsômetro de Christen. Em seguida, as mesmas árvores mensuradas pelos hipsômetros foram abatidas, tendo seus comprimentos obtidos com trena, correspondendo a suas alturas reais. Verificou-se homogeneidade de variâncias pelo teste de Bartlett (p-valor 0,9797) para as alturas. Por meio da análise de variância foram verificadas diferenças médias significativas entre os instrumentos testados (p-valor 0,00027), em que pelo teste de Dunnett (95% de probabilidade) verificou-se diferença da altura real com a obtida com aplicativo para Smartphone. Para os demais instrumentos, não houve diferença significativa, no entanto, o Criterion RD 1000 obteve melhor estimativa, seguido pelo Vertex e Clinômetro respectivamente, e o hipsômetro de Christen mostrou-se mais tendencioso pela análise gráfica de resíduos e estatísticas complementares. O Criterion é indicado para realização de medidas de altura com maior exatidão, já o Clinômetro pode ser indicado quando a realização de medidas da altura estiver condicionada a menores custos para inventários florestais em sistemas agrossilvipastoris

Published

2018-12-31