Mapeamento do saldo de radiação no Parque Nacional de São Joaquim – SC

Authors

  • Aline Bernarda Debastiani aline.debastiani@gmail.com
    Universidade Federal do Paraná
  • Eder Alexandre Schatz Sá ederalexsa@gmail.com
    Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Rorai Pereira Martins Neto rorai.neto@gmail.com
    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP.
  • Marcos Benedito Schimalski schimalski@uol.com.br
    Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

10.34062/afs.v5i3.5012

Keywords:

Albedo, sebal, Landsat 8, Equação de Brunt

Abstract

A quantificação da radiação solar é de suma importância, pois é a principal fonte de energia para os processos de aquecimento ou resfriamento da superfície terrestre e do ar, para a evapotranspiração e para o metabolismo das plantas e animais. Os equipamentos denominados de saldo radiômetros permitem mensurar o saldo de radiação, porém são limitados por fornecerem medidas pontuais. Diante disso, dados de sensoriamento remoto aparecem como ferramenta para fornecer estimativas distribuídas espacialmente. O objetivo do presente estudo foi estimar o saldo de radiação por meio de técnicas de sensoriamento remoto e comparar com estimativas de dados de uma estação de superfície. O estudo foi realizado no Parque Nacional de São Joaquim para o dia 30 de janeiro de 2014. Foram utilizadas: uma imagem do Satélite Landsat 8, modelo digital do terreno e dados meteorológicos obtidos em uma estação de superfície. O saldo de radiação obtido utilizando a imagem de satélite seguiu a metodologia do SEBAL e o saldo de radiação para a estação de superfície resultou da Equação de Brunt. Os maiores valores do saldo de radiação foram encontrados nas classes de água e floresta, enquanto os menores valores foram obtidos em locais de solo exposto e agricultura.

Author Biographies

Aline Bernarda Debastiani, Universidade Federal do Paraná

Engenheira florestal pela UTFPR, mestre em engenharia florestal pela UDESC, atualmente é doutoranda em engenharia florestal pela Universidade Federal do Paraná na área de manejo florestal.

Eder Alexandre Schatz Sá, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2011) e mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2014). Na atualidade está cursando o curso de Doutorado em Ciências do Solo na Universidade do Estado de Santa Catarina, onde desenvolve trabalhos com modelagem hidrológica de bacia hidrográficas 

Rorai Pereira Martins Neto, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP.

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2013) e mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade do Estado Santa Catarina - CAV/UDESC (2016). No período de 03/2015 até 07/2016 foi professor substituto na área de Geociências e Estatística na Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen. Atualmente é aluno do Programa de Pós-graduação em Ciências Cartográficas da FCT-UNESP. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Sensoriamento Remoto e SIG aplicados ao Manejo Florestal, atuando com os seguintes temas: LiDAR (Terrestre e Aerotransportado), Processamento Digital de Imagens, Inventário Florestal, Dendrometria, Estatística e Experimentação.

Marcos Benedito Schimalski, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade Federal do Paraná (1997), mestrado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (2001) e doutorado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (2009). É professor adjunto no departamento de Engenharia Florestal, do Centro de Ciências Agroveterinárias da Universidade de Santa Catarina em Lages. Professor no Programa de Mestrado em Engenharia Florestal (CAV) . Desenvolve projetos de pesquisa e extensão universitária. Participa de programas de pós graduação Lato Sensu na Universidade Comunitária Regional de Chapecó e Universidade Regional de Blumenau. Tem experiência na área de Ciências Geodésicas e Florestais, com ênfase em Geoprocessamento, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de informações geográficas, sensoriamento remoto, gps e banco de dados geo-relacional. Sua linha de pesquisa no doutoramento é processamento de informações LIDAR e fotogrametria digital. Desenvolve pesquisas na área de zoneamento de incêndios florestais em interface GIS. Atua como consultor em compilação de bases cartográficas digitais, processamento digital de imagens, fotogrametria digital, customização e implementação de sistemas de informações geográficas, GISWeb além de desenvolver atividades de georreferenciamento de imóveis rurais.

References

Bastiaanssen WGM (1995) Regionalization of surface flux densites and moisture indicators in composite terrain: A remote sensing approach under clear skies in Mediterranean climate. Tese, Wageningem Agricultural University, 1995, 273p.

Brunt D (1932) Notes on radiation in the atmosphere. Quart. Journal of Royal Meteorological Society, 58: 389-420.

Chavez JL, Gowda PH, Marek TH, New LL (2007) Evapotranspiration mapping using METRIC™ for region with highly advective conditions. In: ASABE Annual International Meeting, Minneapolis. Anais...Minneapolis: ASABE, 2007. CD Rom.

Di Pace FT, Silva BB, Silva VPR, Silva STA (2008) Mapeamento do saldo de radiação com imagens Landsat 5 e modelo de elevação digital. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, 12(4): 385-392.

Exelis Visual Information Solutions (2014). ENVI Version 5.1.

Giongo PR, Moura GBA, Silva APN, Medeiros SRR (2010) Uso do sensoriamento remoto para estimar o saldo de radiação em área de cana-de-açucar e cerrado. Revista científica eletrônica de agronomia, 18(1): 8-21.

Gomes HF, Silva BB, Cavalcanti EP, Rocha HR (2009) Balanço de radiação em diferentes biomas no estado de São Paulo mediante imagens Landsat 5. Geociências, 28: 153- 164.

Gusmão ACVL, Silva BB, Montenegro SMGL, Galvíncio JD (2012) Determinação do saldo radiativo na ilha do Bananal, TO, com imagens orbitais. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, 16(10): 1107-1114.

ICMBIO (2015) Parque Nacional de São Joaquim. Disponível em: <http://www.icmbio.gov.br/parnasaojoaquim/>.

Moreira EBM, Nóbrega RS, Silva BB (2011) Estimativa do saldo de radiação instantâneo na cidade do Recife, através de imagens do satélite Landsat 5 TM. Revista Brasileira de Geografia Física, 3: 589-601.

Pereira AR, Nova NAV, Sediyama GC (1997) Evapo(transpi)ração. Piracicaba. FAELQ.

Uda PK, Corseuil CW, Kobiyama M (2013) Mapeamento do saldo de radiação da bacia do alto Rio Negro, região sul brasileira. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, 18(2): 249-258.

Weligepolage K (2005) Estimation of spatialand temporal distribution of evapotranspiration bay satellite remote sensing – A case study in Hupselse Beek, the Netherlands. Tese, International Institute for Geo-information Science and Earth Observation, p.114.

Xavier AC, Vettorazzi CA (2004) Mapping leaf area index through spectral vegetation indices in a subtropical watershed. International Journal of Remote Sensing, 25(9): 1661-1672.

Santos VS, Fontana DC, Alves RCM (2010) Avaliação de fluxos de calor e evapotranspiração pelo modelo SEBAL com uso de dados do sensor ASTER. Pesquisa agropecuária brasileira, 45(5): 488-496.

Silva BB, Lopes GM, Azevedo PV (2005) Balanço de radiação em áreas irrigadas utilizando imagens Landsat 5–TM. Revista Brasileira de Meteorologia, 20: 243-252.

Published

2018-10-19