Estabilidade da moeda no plano real: política compensatória?

Autores

  • Kelly Cardoso Faro kcfaro@yahoo.com.br
    Docente do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Rondonópolis – Campus Rondonópolis (UFMT/CUR). Discente do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Uberlândia (PPGE/UFU).

DOI:

10.19093/res4963

Palavras-chave:

Estado brasileiro, Plano Real, Desempenho Empresarial

Resumo

O presente trabalho enfoca o estudo da política inflacionária brasileira na década de 1990 à luz do comportamento do Plano Real, não apenas em termos da estabilidade monetária, mas também em termos do desempenho empresarial, haja vista que a indústria brasileira nos anos 1990 sofre os reflexos do ambiente macroeconômico e das reformas estruturais implementadas no Brasil. A apresentação do programa de estabilização anterior – Plano Collor – se faz necessário para fins de equiparação e melhor elucidação dos resultados do Plano Real e da ação estatal no período. A estabilização dos preços fora alcançada, todavia se exacerbou as fragilidades competitivas da indústria nacional e não houve rearranjo fiscal tributário com elevação da progressividade, o que leva à crítica de que a estabilidade da moeda é necessária, porém seu papel de primazia enquanto objetivo de política econômica é controverso.

Biografia do Autor

Kelly Cardoso Faro, Docente do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Rondonópolis – Campus Rondonópolis (UFMT/CUR). Discente do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Uberlândia (PPGE/UFU).

Docente do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Rondonópolis – Campus Rondonópolis (UFMT/CUR), desde Julho 2016. Possuí graduação em Ciências Econômica pela Universidade Federal de Uberlândia (IE-UFU) em 2009. Mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Maringá (UEM-PR). Discente do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Uberlândia (PPGE/UFU)-Doutorado: turma 2015-2019.

Referências

ARIDA, P. e LARA RESENDE, A. Inflação Inercial e reforma monetária. ARIDA, P. (org.) Inflação zero – Brasil, Argentina e Israel. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 3ª Ed., pp.9-35, 1986.

BACHA, E. L. O Plano Real: uma avaliação. MERCADANTE, A. (org.) O Brasil pós-Real. Campinas: Instituto de Economia, UNICAMP, 1997.

CARNEIRO, R. Desenvolvimento em crise: a economia brasileira no último quarto do século XX. São Paulo: Editora UNESP, IE-Unicamp, 423 páginas, 2002.

CARVALHO, C. E. As origens e a gênese do Plano Collor. Nova Economia. Vol.16 No.1. Belo Horizonte. Janeiro-Abril de 2006.

CASTRO, A. B. O Plano Real e o reposicionamento das empresas. In: VELLOSO, R. (Org.) Brasil: desafios de um país em transformação. 1997.

COUTINHO, L. O Desempenho da indústria sob o Real. In: MERCADANTE, A. (org.) O Brasil Pós- Real: a política econômica em debate. Campinas: UNICAMP I. E., 1998.

FRANCO, G. Plano Real em perspectiva de médio prazo. In: VELLOSO, J. P. R. (Org.) O Brasil e o Mundo no limiar do novo século. Rio de Janeiro: José Olympio, p. 57-80, 1998.

NETTO, A. D. O Plano Real e a armadilha do crescimento econômico. In: MERCADANTE, A (org.) O Brasil Pós-Real: a política econômica em debate. Campinas: UNICAMP IE, 1998.

OLIVEIRA, F. A. Recessão e inflação: o (des) ajuste neoliberal. São Paulo: Editora Hucitec; Campinas: Fundação Economia de Campinas, 1992

PINHEIRO, A., GIAMBIAGI, F. e GOSTKORZEWICZ, J. O Desempenho Macroeconômico do Brasil nos anos 90. A Economia Brasileira nos anos 90. BNDES, Rio de Janeiro 1ª edição, 1999.

BOGDANSKI, J.; TOMBINI, A.; WERLANG, S. R. C. Implementing inflation targeting in Brazil. Working Paper Series. Brasília: Banco Central do Brasil, n.10, jul. 2000.

FURTADO, C. Criatividade e dependência na civilização industrial. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1978.

LACERDA, A. C. de. O impacto da globalização na economia brasileira. São Paulo: Editora Contexto, 1998.

Downloads

Publicado

2018-02-01

Como Citar

Faro, K. C. (2018). Estabilidade da moeda no plano real: política compensatória?. Revista De Estudos Sociais, 19(39), 146–164. https://doi.org/10.19093/res4963

Edição

Seção

Artigos