O CONGLOMERADO COMERCIAL DA RUA 25 DE MARÇO, EM SÃO PAULO: UMA REGIÃO SOCIALMENTE CONSTRUÍDA

Autores

  • Lineu Francisco de Oliveira lineufo@uol.com.br
    Companhia de Processamento de Dados do Município de São Paulo
  • Antonio Carlos Gil acgil@uol.com.br
    Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Resumo

A presente pesquisa foi elaborada com o objetivo de analisar o processo de construção da regionalidade no conglomerado comercial constituído pela Rua 25 de Março e adjacências, na capital paulista. Trata-se de um estudo de caráter exploratório com dados obtidos mediante análise documental, observação e entrevistas com atores locais. A fundamentação teórica foi proporcionada pelo modelo analítico de construção de regiões de Ansi Paasi, que define quatro etapas nesse processo: 1) definição da abrangência territorial; 2) formação de uma imagem conceitual e simbólica da região; 3) desenvolvimento de instituições regionais e 4) estabelecimento da região como parte de um sistema de regiões, com papel administrativo definido e associado à consciência regional da comunidade. Conclui-se que este conglomerado comercial, que é considerado o maior shopping center a céu aberto da América Latina encontra-se no último estágio do processo de construção da regionalidade. Cabe considerar, no entanto, notáveis mudanças na identidade regional, sobretudo porque a região, que se consolidou como área cultural sírio-libanesa, tem recebido nas últimas décadas grande número de empresários de origem chinesa e coreana.

Biografia do Autor

Lineu Francisco de Oliveira, Companhia de Processamento de Dados do Município de São Paulo

Mestre em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Gerente da Companhia de Processamento de Dados do Município de São Paulo.

Antonio Carlos Gil, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo, Professor da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

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Publicado

2014-08-09

Como Citar

Oliveira, L. F. de, & Gil, A. C. (2014). O CONGLOMERADO COMERCIAL DA RUA 25 DE MARÇO, EM SÃO PAULO: UMA REGIÃO SOCIALMENTE CONSTRUÍDA. Revista De Estudos Sociais, 13(25), 118–137. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/res/article/view/455

Edição

Seção

Artigos