Avaliação do efeito do Fundeb sobre a proficiência em matemática dos alunos do ensino médio no estado do Amazonas

Autores

  • Felipe Diniz Leite felipedinizleite@gmail.com
    Universidade Federal do Acre
  • Rubicleis Gomes da Silva rubicleis@uol.com.br
    Universidade Federal do Acre
  • Iara Maiara da Silveira iaramaira.silveira@gmail.com
    Universidade de São Paulo
  • Rennan Biths de Lima Lima rennanbiths@gmail.com
    Universidade Federal do Acre

DOI:

10.19093/res4384

Palavras-chave:

FUNDEB, Proficiência, Qualidade da Educação.

Resumo

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) criado em 2006 é o maior mantenedor do sistema público educacional brasileiro, cujo objetivo principal é redistribuir os recursos vinculados à educação garantindo uma educação de qualidade. Nesse sentido, este trabalho buscou avaliar qual o impacto do FUNDEB sobre o nível de proficiência dos alunos da rede pública do estado do Amazonas para disciplina de matemática. Para tanto, o método utilizado foi o Diferenças em Diferenças. Os resultados mostram que o FUNDEB não apresenta efeitos sobre a proficiência dos alunos na disciplina avaliada. Entretanto, a análise dos seus efeitos nos quartis superior e inferior apresentou significância porém com impacto de dimensão negativo. Além disso, variáveis relacionadas às características dos alunos, professores e da escola influenciam tanto o desempenho do aluno quanto da escola. 

Biografia do Autor

Rubicleis Gomes da Silva, Universidade Federal do Acre

Centro de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas da UFAC

Iara Maiara da Silveira, Universidade de São Paulo

Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – Esalq/USP

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Publicado

2018-02-01

Como Citar

Leite, F. D., da Silva, R. G., da Silveira, I. M., & de Lima Lima, R. B. (2018). Avaliação do efeito do Fundeb sobre a proficiência em matemática dos alunos do ensino médio no estado do Amazonas. Revista De Estudos Sociais, 19(39), 19–35. https://doi.org/10.19093/res4384

Edição

Seção

Artigos