Trabalhadoras no Setor Formal de Transporte Brasileiro: Análise para os anos de 1990, 2000 e 2010

Autores

  • Cicera Viviane Barros vivibarros93@hotmail.com
  • Silvana Nunes de Queiroz silvanaqueirozce@yahoo.com.br

DOI:

10.19093/res.v18i36.3357

Palavras-chave:

Trabalhadoras, Setor de Transporte, Brasil.

Resumo

Esse artigo tem como principal objetivo analisar a evolução da participação feminina no setor formal de transporte brasileiro, nos anos de 1990, 2000 e 2010. Para tanto, traça-se o perfil socioeconômico e demográfico dos ocupados em tal atividade. Ademais, fez-se uma revisão bibliográfica sobre a evolução da participação feminina no mercado de trabalho no mundo e no Brasil. A principal fonte de informação são os dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE). A busca por realizar este estudo se dar por uma discussão relevante acerca dos problemas e avanços da mulher no mercado de trabalho. As mulheres já provaram que podem ser mais do que excelentes cozinheiras e donas de casa, se mostraram excelentes professoras, médicas, advogadas, economistas, engenheiras, bancárias, empresárias, entre outras profissões. Contudo, sofrem com a discriminação de gênero tanto em relação aos postos de trabalho quanto a diferenças de salários. É por esse motivo, que a inserção feminina no setor de transporte brasileiro deve ser analisada, dado que apesar do aumento da participação da mulher no setor, poucas pesquisas trataram de estudar esse lócus notadamente masculino.

Biografia do Autor

Cicera Viviane Barros

Graduanda em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e Pesquisadora do Observatório das Migrações no Estado do Ceará.

Silvana Nunes de Queiroz

Graduada em Ciências Econômicas pela UFRRJ, Mestra em Economia pela UFPB e Doutora em Demografia pela UNICAMP. Professora Adjunta do Departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri (URCA) e Coordenadora do Observatório das Migrações no Estado do Ceará (CNPq-URCA).

Downloads

Publicado

2016-06-27

Como Citar

Barros, C. V., & Nunes de Queiroz, S. (2016). Trabalhadoras no Setor Formal de Transporte Brasileiro: Análise para os anos de 1990, 2000 e 2010. Revista De Estudos Sociais, 18(36), 229–250. https://doi.org/10.19093/res.v18i36.3357

Edição

Seção

Artigos