A internalização da Previdência Social Rural na autonomia e no consumo dos idosos: um estudo de caso

Autores

  • Rossandra Oliveira Maciel de Bitencourt rossandra.maciel@yahoo.com.br
    Universidade Federal do Paraná
  • Fabiano Abranches Silva Dalto fdalto@ig.com.br
    Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.19093/res.v18i37.3161


Palavras-chave:

Previdência Social Rural, Idoso, Consumo, Autonomia

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar a internalização da Previdência Social Rural (PSR) na autonomia e no consumo dos idosos em municípios pertencentes à região da AMREC - Associação dos Municípios da Região Carbonífera (localizada no sul do estado de Santa Catarina). A metodologia utilizada foi um estudo de caso, em que foram entrevistados trinta aposentados rurais e dois representantes sindicais locais. A abordagem de análise foi qualitativa. Dentre os resultados identificou-se que na perspectiva dos idosos, a PSR possui um significado singular. Para alguns, ela representa um complemento na renda, permitindo mudanças e melhorias no padrão de vida. Para outros, ela é a única fonte de renda responsável pela manutenção da sobrevivência. Em suma, esta pesquisa mostrou que a PSR internaliza-se ao garantir ao idoso, sobretudo, autonomia e independência, criando assim as condições para que a velhice seja um momento propício à elaboração a realização de projetos de vida. 

Biografia do Autor

  • Rossandra Oliveira Maciel de Bitencourt, Universidade Federal do Paraná
    Doutoranda em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Paraná. Mestre (2015) pelo mesmo programa. É Bacharel em Economia (2012) pela Universidade do Extremo Sul Catarinense. Integra como pesquisadora o grupo de pesquisa em Desenvolvimento Socioeconômico, agricultura familiar e educação do campo; e como estudante o Núcleo de Estudos em Instituições, ambos registrados no diretório do CNPq. Tem experiência nas áreas de Economia com ênfase em Sociologia Econômica e na relação entre Instituições e Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Previdência Social; Envelhecimento Populacional; Políticas Públicas voltadas à Pessoa Idosa.
  • Fabiano Abranches Silva Dalto, Universidade Federal do Paraná
    Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (1994), mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (1999) e doutorado pela Universidade de Hertfordshire (2007), na Inglaterra. Atualmente é professor do departamento de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Paraná.  Interesse em pesquisa nas seguintes áreas: instituções econômicas e o desenvolvimento; a teoria de Keynes; economia institucional.

Downloads

Publicado

2017-02-11

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A internalização da Previdência Social Rural na autonomia e no consumo dos idosos: um estudo de caso. (2017). Revista De Estudos Sociais, 18(37), 42-57. https://doi.org/10.19093/res.v18i37.3161