Análise da Contribuição de Cooperativas de Cafeicultores para a Sustentabilidade Econômica dos Empreendimentos Produtivos: Um Estudo Multicaso
Resumo
O estudo analisa a atuação das cooperativas de cafeicultores na prestação de serviços relacionados ao apoio técnico, logístico, creditício e de capacitação aos cooperados visando à melhoria da qualidade e a sustentabilidade econômica dos empreendimentos produtivos. A pesquisa foi realizada em Rondônia e levou em conta a importância da atividade econômica para o Estado, pois envolve mais de 40.000 famílias de pequenos produtores. O referencial teórico traz uma perspectiva do mercado cafeeiro mundial, nacional e regional, bem como sobre gestão cooperativista e a importância do cooperativismo no agronegócio brasileiro. O método de investigação pautou-se pela abordagem qualitativa para análise e interpretação dos dados coletados e como procedimento metodológico, utilizou-se o estudo de casos múltiplos - que permite o levantamento quantitativo e a descrição qualitativa de elementos que corroboram a resposta ao problema levantado. Para coleta de dados empregou-se questionário estruturado em forma de questões fechadas, dividido em seis categorias de variáveis. A pesquisa envolveu todas as cooperativas de cafeicultores ativas no Estado, representando 100% do universo da investigação. Verificou-se que a maioria delas encontra-se em processo de adequação e estruturação, em razão da migração do modelo associativista para o cooperativista.Os resultados da pesquisa revelaram que essas organizações desempenham um nível de média baixa contribuição para a sustentabilidade econômica dos empreendimentos produtivos cafeeiros no ambiente pesquisado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.