Uso de Feromônio no Controle de Percevejos: Uma Alternativa Sustentável Para Agricultura do Mato Grosso

Autores

  • Camila Patrícia Ribeiro de Souza camila.souzatga@gmail.com
    Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Alessandra Regina Butnariu alebut@hotmail.com
    Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Tangará da Serra
  • Leandra Amorim da Silva sememail@sememail.com
    Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Mônica Josene Barbosa Pereira monica@unemat.br
    Universidade do Estado de Mato Grosso

Palavras-chave:

Percevejos, agricultura, agrotóxicos, feromônio.

Resumo

A retirada de florestas para a implantação de monoculturas favoreceu a diminuição da diversidade de insetos e inimigos naturais, com isso surge grande oferta de alimento e ausência de predadores, o crescimento populacional de alguns insetos é inevitável, e os mesmos tornam-se pragas agrícolas. As principais monoculturas atualmente plantadas no estado do Mato Grosso são soja, milho e algodão, devido ao ataque de percevejos pragas, essas culturas sofrem sérios danos na produção causando perdas econômicas, e, como consequência, tem-se o uso abusivo de inseticidas químicos, que podem acarretar graves problemas de contaminação ambiental, risco à saúde humana aumenta de custos de produção, além de favorecer o surgimento de pragas resistentes. Uma alternativa para o manejo de percevejos pragas é a utilização de feromônios, tem como princípio a redução do uso de inseticidas promovendo a diminuição dos problemas ambientais. No controle integrado armadilhas com feromônio vem sendo utilizadas, obtendo-se resultados satisfatórios.  A presente revisão bibliográfica tem como objetivo abordar o feromônio como uma nova tecnologia, para o controle de percevejos pragas na agricultura do Mato Grosso, visando minimizar o impacto causado pelo uso excessivo de agrotóxicos, para o manejo de percevejos, devido as graves consequências desta prática ao ambiente.

Biografia do Autor

Camila Patrícia Ribeiro de Souza, Universidade do Estado de Mato Grosso

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola Universidade do Estado de Mato Grosso.

Alessandra Regina Butnariu, Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Tangará da Serra

Bióloga. Doutora em Agronomia pela Universidade Estadual de Londrina. Professora Adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Tangará da Serra

Leandra Amorim da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduanda em Ciências Biológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso.

Mônica Josene Barbosa Pereira, Universidade do Estado de Mato Grosso

Engenheira Agrônoma. Doutora em Entomologia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso.

Downloads

Publicado

2015-07-13

Como Citar

Souza, C. P. R. de, Butnariu, A. R., Silva, L. A. da, & Pereira, M. J. B. (2015). Uso de Feromônio no Controle de Percevejos: Uma Alternativa Sustentável Para Agricultura do Mato Grosso. Revista De Estudos Sociais, 17(34), 195–202. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/res/article/view/2601