O Jornalismo como Política Pública no Debate da Questão Ambiental Amazônica
Palavras-chave:
jornalismo, questão ambiental amazônica, política públicaResumo
O artigo aponta elementos para uma política pública na área de Jornalismo. A proposta surge do conceito de “jornalismo alternativo para a questão ambiental amazônica”, prática jornalística capaz de contribuir para a conservação ambiental da Amazônia. Ressalta-se a importância do jornalismo para instruir e matizar o debate ambiental na região. No contexto de intensa midiatização do mundo contemporâneo, somente uma sociedade bem informada poderá participar democraticamente da discussão sobre alternativas de desenvolvimento para a Amazônia.Se o jornalismo da mídia de massa defende e estimula um modelo de desenvolvimento baseado na exploração da naturezae no crescimento econômico,impõe-se a criação de uma política pública para viabilizá-lona mídia alternativa. Presume-se que o jornalismo ali exercido tenha liberdade política e econômica para discutir a questão ambiental amazônica com independência, de acordo com o interesse público de conservação da floresta.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.