Crédito Privado na Economia da Borracha: O Mercado Hipotecário em Belém (1870-1874)
Palavras-chave:
Hipoteca. Borracha. Crédito localResumo
O estudo descreve as características do crédito hipotecário na praça de Belém. Os dados analisados correspondem aos registros de 601 documentos, coletados do Livro de Registro de Hipotecas no Cartório do 1º Serviço do Registro de Imóveis de Belém, compreendendo o período entre 1870-1874. Os resultados da pesquisa possibilitaram traçar o perfil dos agentes e observar as condições dos empréstimos (valores, prazos, taxas, garantias). Evidenciou-se uma dinâmica de crédito local, sem interferências diretas de agentes ou capitais de fora do país ou mesmo da região amazônica. Supõe-se, portanto, que este recurso este recurso foi pouco utilizado para investimentos na produção de borracha, mas estimulou o mercado de crédito na praça Belém no período de expansão da atividade de borracha.Downloads
Publicado
2015-07-13
Como Citar
Silva, F. C. da, Leandro, L. M. de L., & Marcondes, R. L. (2015). Crédito Privado na Economia da Borracha: O Mercado Hipotecário em Belém (1870-1874). Revista De Estudos Sociais, 17(34), 20–51. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/res/article/view/2587
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.