Impactos da Modernização Sobre as Estruturas Sociais: O Exemplo dos Pecuaristas de Poconé-MT
DOI:
10.19093/res.v17i33.2526Palavras-chave:
Status sócio ocupacional, Pecuaristas, ModernizaçãoResumo
Este trabalho parte da constatação de um processo social de transformação, identificado na estrutura do status ocupacional de pecuarista pantaneiro, a partir de entrevistas de surveys realizadas entre 2014 e 2015 com pecuaristas pantaneiros que têm propriedades no município de Poconé-MT. Considerando o status ocupacional como variável dependente, identificamos algumas variáveis familiares ao que a literatura sociológica chama de teoria da modernização e que consideramos potenciais variáveis independentes. A hipótese de que o impacto da modernização nas estruturas sociais parece uma boa explicação para as transformações na estrutura ocupacional de pecuarista pantaneiro é defendida a partir do que os trabalhos empíricos sociológicos chamam de padrões de movimento nas estruturas ocupacionais de maneira geral e da relação entre o background dos fazendeiros e o processo de estratificação social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.