O Estímulo Local e o Consumo de Produtos Orgânicos em Botucatu, S.P.

Autores

  • José Matheus Yalenti Perosa resuploader@hotmail.com
  • Roberto Giro Moori resuploader@hotmail.com
  • Marta Fabiano Sambiase Lombardi resuploader@hotmail.com
  • Bruno Benzaquen Perosa resuploader@hotmail.com

Resumo

Este estudo teve como objetivo, avaliar as características de consumo de produtos orgânicos na cidade de Botucatu – SP, identificando, adicionalmente, como o desenvolvimento agro ecológico na região influencia o consumo de tais produtos. Foram entrevistados setenta consumidores através de um questionário estruturado, dividido em quatro blocos: (a) perfil dos respondentes; (b) tipo de produtos orgânicos consumidos pelos respondentes; (c) local de compra de produtos orgânicos; e (d) identificação das razões pelas quais o consumidor opta por este tipo de produto. As informações coletadas foram trabalhadas com estatística descritiva e análise fatorial. Os resultados mostram coerência com estudos realizados em outras localidades, indicando alto nível de escolaridade dos consumidores, preocupados com saúde e meio ambiente. Os resultados da pesquisa demonstraram que o consumidor de produtos orgânicos de Botucatu é fortemente preocupado com a reputação do produto, valorizando mecanismos de garantia da qualidade, marca, rotulagem, normas, rastreabilidade e certificação; a outras categorias de atributos como preço e acessibilidade. Foi identificado também que organismos institucionais contribuem com papel facilitador e viabilizador de movimentos favoráveis a esta categoria de produtos.

 

Downloads

Publicado

2011-06-03

Como Citar

Perosa, J. M. Y., Moori, R. G., Lombardi, M. F. S., & Perosa, B. B. (2011). O Estímulo Local e o Consumo de Produtos Orgânicos em Botucatu, S.P. Revista De Estudos Sociais, 11(22), 59–77. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/res/article/view/243

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.