O Processo de Expansão do Capitalismo na Agricultutra e a Importância da Renda da Terra na Visão de Karl Marx

Autores

Palavras-chave:

expansão do capitalismo, agricultura capitalista, renda da terra.

Resumo

O objetivo do presente artigo é demonstrar o processo de expansão do capitalismo na agricultura e a importância da renda da terra como resultado desta dinâmica de expansão. A renda da terra na agricultura no capitalista desenvolve-se com o avanço do mercado de bens agrícolas e à medida que cresce a população urbana, também aumenta consideravelmente a demanda por alimentos para consumo geral e de matérias-primas para a agroindústria, portanto, a propriedade da terra significa que determinadas pessoas possuem o monopólio que lhes dá o direito a dispor de certas partes de terras do país, como sendo algo absolutamente privado que ninguém pode utilizar sem o seu consentimento e autorização. Na verdade, toda renda da terra é mais-valia, produto do trabalho excedente do trabalhador agrícola assalariado.  A principal conclusão é de que a fronteira econômica é uma relação social de produção porque a estrutura da sociedade em construção no território da fronteira é dominada direta ou indiretamente pelo capital.

Biografia do Autor

André Cutrim Carvalho, Universidade Federal do Pará/Faculdade de Economia - FACECON/UFPA

Economista e Engenheiro de Computação. Mestre em Economia pela UNESP; Doutor em  Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da UNICAMP.  Docente da Faculdade de Economia da Universidade Federal  do Pará – FACECON/UFPA.

David Ferreira Carvalho, Universidade Federal do Pará/Faculdade de Economia - FACECON/UFPA

Doutor e Pós-Doutor em Economia pelo Instituto de Economia da UNICAMP. Docente da Faculdade de Economia da Universidade Federal do Pará - FACECON/UFPA.

Downloads

Publicado

2015-11-04

Como Citar

Carvalho, A. C., & Carvalho, D. F. (2015). O Processo de Expansão do Capitalismo na Agricultutra e a Importância da Renda da Terra na Visão de Karl Marx. Revista De Estudos Sociais, 17(35), 3–36. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/res/article/view/2416

Edição

Seção

Artigos